Como acumular milhas de verdade!

     Então você acha que viajar com milhas (ou pontos) é pra quem gasta uma fortuna no cartão? Ou pior: Você se quer se interessou pelo programa do seu banco e faz parte da parcela da população que deixa os pontos morrerem?

Vou lhe dizer uma coisa: Ponto é dinheiro!! Não deixe ele ir embora! Se não quer viajar, eles podem virar produtos pra sua casa ou podem ser vendidos – e virar literalmente dinheiro rsrs!!

     Resumidamente, há duas formas de acumular pontos (ou milhas, cada programa chama de uma forma) – usando o seu cartão de crédito e transferindo os pontos do seu banco para o programa de milhagem que escolher, ou/e comprando nos parceiros do seu programa de milhagem. A melhor parte é que sempre que você compra no parceiro e usa seu cartão de crédito, você acumula duas vezes. Ieiiiiii!!

     Então, vamos pra a parte prática:

Cadastre-se em todos, mas concentre seus pontos (oi???)

     Você não paga pra fazer os cadastros nos programas das companhias aéreas, então faça! Assim pode acumular nos parceiros exclusivos de cada uma e irá acumular  voando naquela cia aérea (ou nas que fazem parte da mesma aliança). O importante é não perder ponto!

      O que você está falando, menina! Todo mundo fala pra ser fiel a companhia aérea pra acumular mais! Realmente seria o ideal se não tivéssemos, muitas vezes, diferenças absurdas quando comparamos o mesmo trecho em companhias diferentes! Nesse quisito minha regra é: se der pra ir na cia do meu programa preferido, bem! Se não der, amém! rsrsr

     Maaasss, escolher o programa principal (aquele que mais é conveniente pra você), e acumular ao máximo nele é um dos pontos mais importantes (talvez O mais importante). Não adianta ter 15 mil pontos na azul, 15 mil da gol e 15 mil na multiplus, se o trecho que você precisa custa 30 mil pontos! CONCENTRE SEUS PONTOS / MILHAS!

     Ta bom Mari, mas como escolho o melhor programa? Bem… o melhor pra VOCÊ, depende de alguns fatores pessoais, por exemplo:

  • Quais cias aéreas voam pra sua cidade? Algumas cidades brasileiros tem apenas uma ou duas companhias operando. Pense no que é melhor pra você, pegar vôos na sua cidade? Pagar pra ir até uma cidade maior, e ter mais opções de empresas?
  • Quer acumular pra realizar um sonho? Então pesquisa qual programa oferece mais opções para o seu destino dos sonhos, e concentra suas milhas nele! Basta fazer simulações para descobrir quem te leva para onde!
  • Seu banco tem alguma parceria especial com algum programa de milhagem? Por mais que você consiga transferir da maioria dos bancos para a maioria dos programas, algumas parcerias te dão bônus na transferências com maior frequência, um exemplo é Multiplus + Itaú (não sei quando você vai ler esse post, isso pode mudar, mas no último ano foi uma realidade).

Conheça o programa de pontos do seu banco, e descubra o melhor cartão de crédito pra você!

     Feito o seu cadastro, converse com seu gerente e pesquise mais sobre os cartões de crédito disponíveis e eficientes pra você. Mas, por favor, nada te aceitar anuidades absurdas! Queremos que você PARE DE PERDER DINHEIRO, lembra?

     A quantidade de pontos acumuladas por cada tipo de cartão é diferente, a parte triste é que a conversão é feita em dólares, e o câmbio não anda muito favorável para nós, brasileiros (Poderíamos fazer uma campanha #pontoporreal ). Aqui a variação é grande, tem desde cartão que te dá 1 ponto por dólar gasto, até cartão que chega a 2.5 pontos por dólar.

     Por isso insisto, conheça seu cartão e outras opções que possam te favorecer mais! Se você ler esse post até o final darei uma ajudinha na escolha do cartão! rsrsr

     Normalmente os cartões que te dão mais pontos são as versões Platinum, Black (ou superiores) e aqueles vinculados ao programa da companhia aérea. Ainda assim há cartões dentro da mesma categoria mais vantajosos que outros, de acordo com seu tipo de agência, renda ou histórico de gastos.

     Cartões Black e Platinum tem mais uma vantagem: você economiza o seguro viagem! Sim, ele está incluído pra você desde que as passagem (ou taxa de embarque no caso de emissão com pontos) seja paga com eles! O Black ainda dá a sala VIP, o sonho de todo viajante rsrsr (perde apenas para a primeira classe kkkk)!

      A desvantagem dos cartões vinculados à uma cia aérea, é que os pontos vão direto, não ficam no banco, você vai perder todas as promoções de transferência com bônus e  não terá a opção de mudar de programa de milhagem sem mudar de cartão. A vantagem é que alguns tem o ”acelerador de pontos”, você paga uma taxa de cerca de 4% do valor da fatura e seus pontos dobram, podendo chegar a uma conversão de 5 pontos por dólar gasto!

      Vou confiar que você chegará até o final, e deixar de uma vez essa dica! A tabela deste link é atualizada periodicamente!

Concentre suas compras: COMPRE NO CRÉDITO!

     Agora é gastar rsrs! Brincadeirinha, não dá pra se endividar pra ter pontos, e comprar o que não precisa é desperdício de dinheiro!

    Eu demorei a desenvolver uma relação saudável e construtiva com o cartão de crédito, então comecei aos poucos, usando a função crédito apenas para compras fundamentais e previsíveis da casa (supermercado, gasolina, curso de inglês, academia…). Só depois de alguns tempo, e muita educação financeira (tia Nath pode ajudar muito aqui @nathaliaarcuri ) passei a concentrar todas as compras.

    Quando digo todas, são todas mesmo! Qualquer 10 reais a gente passa no crédito! Afinal, vovó ensinou: é de grão em grão que a galinha enche o papo! Vai na padaria? Crédito! Tomar um sorvete? Crédito! Pagar estacionamento? Crédito! 

      Para aumentar a velocidade de arrecadação de pontos em uma mesma conta na sua família, ao invés de cada um ter seu cartão independente, tenha um principal com um cartão adicional (ou mais de um). Além de concentrar os pontos, fica muito melhor pra barganhar uma anuidade gratuita.

Tenha paciência: espere a hora certa para transferir

     Neste ponto você deve considerar a validade dos pontos no banco, a validade no programa de milhagem e as promoções que te darão bônus na transferência.

     Se você acha que vai demorar a viajar deixe os pontos no banco por mais tempo, de olho na validade (varia de 2 a 4 anos na maioria dos bancos) , e não corra o risco de perde-los por terem ficado tempo demais na sua conta de milhas.

     A principal vantagem de esperar, é para tentar fazer a transferência no momento em que surgirem promoções que te bonificam, por exemplo, transferindo dentro do período x, você ganha 50% de pontos extras. Este percentual pode ser maior, recentemente a smiles deu 90% de milhas extras! A pegadinha é: Você só ganha o bônus se fizer o cadastro na promoção antes da transferência! Normalmente é bem simples, basta digitar o CPF no link específico.

Dedique-se a conhecer o programa que escolheu

     Perca uma horinha e conheça os parceiros do seu programa!

     Lojas, sites de reserva de hospedagem, locadoras de veículos, prestadores de serviço, postos de combustível…  Todos podem te dar pontos extras na compra de produtos!

DEIXE A PREGUIÇA DE LADO

     A preguiça nunca foi amiga do progresso, neste caso não seria diferente! Sempre que for comprar vá ver se o produto que você precisa está disponível em algum dos parceiros, porque mesmo tendo dedicado aquela horinha, você vai esquecer de alguns, e outros podem mudar.

       Dá pra acumular comprando roupa, tênis, suplementos alimentares, cosméticos, combustível para o seu carro, presentes de natal, flores, vinhos, livros, eletrônicos, uma geladeira nova, alugando carro, reservando hotel, com a sua operadora de celular…

    É aqui que vai entrar o acúmulo duplo: Você compra pelo site, ganha os pontos prometidos pela loja, paga com seu cartão de crédito, ganha os pontos do programa do seu banco.

     Aqui vem mais pegadinha: Não adianta ir direto no site da loja ou prestadora de serviço, você vai ter que entrar no site em que acumula milhas, buscar os parceiros, e usar o link disponível ali para fazer a compra. 

      Pegadinha 2: fique de olho, algumas lojas pedem que você digita seu CPF após a conclusão da compra, na página de confirmação… role-a sempre até o final pra ver se aparece algum campo específico. Não é a realidade da maioria, comigo aconteceu no site do Ponto Frio. ( #prontofalei )

       Pegadinha 3: é amigo, tem mais… mas, vai valer a pena rsrs. Antes de comprar, verifique se o valor do produto no site que você entrou via link é o mesmo que o valor que pagaria no site regular. Pois é, já vi essa diferença também! Acredito que não seja a maioria, mas pode acontecer. Se o valor for maior, pondere para ver o custo x benefício entre a diferença a ser paga e as milhas a serem acumuladas. Aqui pode haver uma surpresa boa também, já tive desconto extra (não faço ideio a razão) por fazer a reserva do hotel via link para acumular pontos.

Outras oportunidades de acumular no seu programa

      Alguns programas te dão pontos em games ou ao convidar amigos para participar. Na Multiplus, por exemplo, você pode ativar desafios como acumular em 2 parceiros diferentes e receber um bônus de 500 pontos (acumulei mais de 5 mil pontos só em games).

     Existem ainda os clubes, nos quais você paga uma mensalidade e recebe uma quantidade determinada de milhas todos os meses. Se optar por se associar a um deles para dar um impulso na sua pontuação, aguarde uma promoção!! Sempre surgem ações com bônus para novos associados, já vi prêmios que aumentam em até 5 vezes o acúmulo do primeiro mês de adesão!

      Também há promoções exclusivas no resgate de passagens para os membros dos clubes.

Acompanhe as promoções com frequência

     Tá aí um cadastro de quem vale a pena receber e-mails! Você não vai querer perder a oportunidade de ter bônus na transferência e nem de comprar a passagem dos sonhos por uma quantidade bem menor de pontos!

    Outra coisa que é variável, e muda com frequência, é o número de pontos que o parceiro te dá na compra. A mesma loja que te dá 1 ponto por real gasto hoje, pode te dar 8 na semana que vem, então planeje sua compra e aguarde o melhor momento.

     Então cadastre seu e-mail para receber as novidades (cadastre aqui no blog também que vai valer a pena :p), e siga as redes sociais da empresa que escolheu!

To rico!! Quando vale a pena usar as milhas?

     Bom, lembra que ponto (milha)  é dinheiro?? Então, vamos gasta-los com carinho rsrs.

  • Compare sempre o valor da passagem com a quantidade de milhas necessárias.
  • Perceba se suas milhas tiveram algum custo extra pra você, calcule esse custo e compare com o valor da passagem. Você tem custo quando se associa a um clube ou quando paga pela transferência das milhas, por exemplo.
  • Veja se consegue vender suas milhas por um valor maior do que o valor da passagem em dinheiro.
  • Fique de olho nas promoções!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s