por: Mari Mainardi
A primeira construção em forma de forte do Brasil deu origem ao nome da região, uma referência ao castelo de Garcia D’Ávila. O castelo era a sede da pequena (#sqn) fazenda que ia de Praia do Forte até o estado do Maranhão… Logo, a praia que era avistada do forte ficou conhecida como Praia do Forte !

COMO CHEGAR
Praia do Forte está distante 60 quilômetros do aeroporto de Salvador, pouco mais de uma hora de carro. Pra fazer esse percurso há opções de Uber, táxis e traslados que podem ser contratados em alguns hotéis, na internet ou no aeroporto. A relatos de casos em que o uber se negou a fazer a corrida. Então… take care!
Optei por contratar uma das empresas que fazem o transfer em veículo sedã, estávamos em dois, e cada trecho (ida e volta) saiu por R$ 150,00.
ONDE FICAR
Minha escolha de hospedagem foi o Tivoli Ecoresort Praia do Forte, gostei muuuito! Quartos super novos, charmosos e com rede na varanda (adoro), diversas piscinas, spa e restaurantes. A melhor parte é a piscina de borda infinita somente pra adultos, super silenciosa e perfeita pra relaxar!

Estão na diária o café da manhã, bem variado, e o jantar. Durante o jantar refrigerantes, sucos e água de cocô também estão incluídos, e vou te falar: open bar de água de cocô é melhor do que de álcool!! hahahah

Outra boa opção é o Iberostar, e a maior vantagem é ser all inclusive, comida, drinks e cervejas à vontade, a desvantagem, é não estar no melhor ponto da praia.
O QUE FAZER
Oxi, você está na Bahia! Olha essa vibe, o mar de águas mornas e o charme dessa vila!
Entre julho e outubro é a Praia do Forte que muitas baleias jubarte escolhem para acasalar e até mesmo reproduzir, neste período diversos passeios são oferecido para observá-las.
É aqui que fica a primeira unidade do Projeto Tamar, e você poderá visitá-lo próximo a vila. Falando na vila, eita lugar mais cheio de charme!! Por aqui o comércio é variado, desde lojinhas pequenas de artigos de praia até lojas maiores como Sunglass Hut e Carmen Stefeens (que é outlet, pra nossa alegria rsrs). Não deixe de visitar a igrejinha de São Francisco de Assis.

Empresas locais te levam para conhecer a Reserva Sapiranga, o Castelo Garcia D’Avila, para fazer snorkel nas piscinas naturais e outros passeios de barco.
Ah! Acabo de me lembrar que tem mais uma coisa que você precisa conhecer por aqui: o tempero das baianas !! O prato mais falado por aqui – e que honra sua fama – é a Moqueca de Camarão do restaurante Donana (aquele mesmo de Salvador), por R$ 108,00, a porção serve bem até 3 pessoas. E os camarões aqui são de verdade, nada de mixaria hahaha!
Ainda que tenha fila, não deixe de experimentar a tapioca da Casa da Farinha, garanto que vai querer comer mais de uma vez durante sua estadia. Dizki a fama do bolinho de peixe do Bar do Souza já atravessou o oceano e se espalhou por vários países do mundo, esse eu não experimentei, se você for lá me conta, combinado?!
A PRAIA
Em frente ao Tivoli, a praia é ótima! Há uma boa área sem pedras e o mar é calmo.

Já mais próximo a vila, a praia fica muuuuiiiito cheia (principalmente em feriados), e há mais pedras.

Minha sugestão é escolher um dos resorts de Praia do Forte, e ter um pedacinho de praia pra chamar de seu – e ótimas piscinas também !!
Não estou aqui pra te enganar rsrs, não vá achando que o mar é azulzinho, ele é mais escuro.
Um comentário sobre “Descubra a Praia do Forte – Bahia”