Esportes de Neve pela primeira vez

Está indo ver a neve pela primeira vez? Quer esquiar ou dar um rolé de Snowboard mas não sabe nem por onde começar? Então este post é pra você!

E pra não dizer que não sabia de nada: ”o malas ao mundo adverte, esportes de neve podem causar vício e dias em montanhas nevadas podem nunca ser superados.”

Snowboard em Chamonix – França

Sabe aquele amigo que foi ver a neve pela primeira vez, e disse que um dia esquiando foi o suficiente? Então, ele não foi sincero com você, só quis tirar uma ondinha (desculpe por entrega-lo assim). Esportes de neve não são fáceis, o início é dolorido, a persistência é necessária e a diversão mesmo começa lá pelo terceiro dia – principalmente se sua escolha for o Snowboard!

Então dedique uma semana para essa empreitada, garanto que não vai se arrepender ou se entediar! A atmosfera é de gente animada, novas amizades, paisagens incríveis, alguns tombos que garantem boas risadas, bons drinks e festas no fim do dia, os famosos Après Ski.

Entenda tudo que vai precisar para esta aventura!

Pra começar, escolha seu destino e verifique quando inicia e quando termina a temporada. O final da temporada tende a ser menos frio e o risco de grandes nevascas é menor, assim as chances de perder alguns dias na montanha diminuem.

Como está indo pela primeira vez, leve em consideração o número e qualidade das pistas verdes e azuis para escolher seu destino. O nível de dificuldade e inclinação das pistas recebe uma classificação (reconhecida internacionalmente) por cores.

Comece a pensar nas roupas adequadas. Por mais gelado que o dia esteja, você vai suar, e suor congela! Então o ideal é se vestir em camadas, para que possa eliminar uma delas caso necessário, e proteger as extremidades do corpo com boas meias, luvas impermeáveis apropriadas para a neve e gorro.

Snowboard em Chamonix-Mont-Blanc

As três camadas para aguentar o frio :

1- Blusa e calça térmicas – que devem ficar justas no corpo mas não atrapalhar os movimentos.

2- Fleece – uma espécie de blusa de soft que garante um super aquecimento sem fazer muito volume. (dispensáveis em temperaturas próximas aos 0 graus)

3- Calça e casaco impermeáveis – sim você vai cair, e se não estiver vestido adequadamente ficará beeeem molhado rsrs. É importante que o casaco corte o vento também.

Golas de proteção para aquecer e evitar o vento no pescoço também podem ser útil.

Se você tem acesso a uma loja Decatlhon aqui no Brasil, uma passadinha lá vale muuuito a pena, você consegue comprar toda a roupa pelo valor que gastaria com os dias de aluguel… e como sei que vai querer repetir a viagem, vai valer a pena!

Outro item importante: goggle (óculos específicos para esportes de neve) a neve reflete o sol que é uma maravilha,o vento frio ou a precipitação de neve também podem atrapalhar bastante, e óculos escuros não são viáveis pois podem ser facilmente perdidos ou te machucar em uma queda. Além disso há goggles com lentes para os dias nublados também, mas pode começar com um mais básico rsrs

O equipamento você consegue alugar facilmente nas proximidades de qualquer estação de ski, e sempre há promoções ou valores regressivos para aluguéis por mais dias. Please, alugue também o capacete!

É sempre bom se adiantar e fazer uma pré-reserva do equipamento. Na maioria das lojas você consegue reservar online.

Para uma viagem com o objetivo de esquiar, preocupe-se pouco em levar muita roupa. Você vai acordar, vestir suas roupas para o esporte, tomar seu café e ir para montanha. O almoço é bem provável que seja na montanha, ou no seu hotel se for um ski in/ski out , depois do almoço você continua esquiado, e no final do dia (sem trocar de roupa) dá uma paradinha em um Après Ski  com a galera!

Depois disso, o que sobra da gente só quer saber de uma sauna, uma massagem , uma piscina, o jantar e cama para acordar cedo e começar tudo outra vez!

Lifts / gondolas / chairlift / esteiras: as formas de subir a montanha

Chairlift

Com certeza você já viu imagens da galera subindo a montanha de alguma dessas formas para depois descer esquiando. O que ninguém te conta é que muitas vezes subir é mais difícil que descer rsrsr.

Toda essa estrutura facilitadora obviamente tem um custo, e para acessa-la você precisa comprar o ski pass, um ticket que você passa em um leitor na catraca de acesso a cada um dos lifts. Como não molha ou estraga durante todo o dia? Repare no bolsinho (que parece sem futuro) na manga esquerda da sua jaqueta de ski, pois é, ele existe para armazenar o seu ski pass, basta ”passar o braço” na direção do bolsinho no leitor. Você não pega no seu ticket em momento algum!

Os tickets podem te dar acesso a estação, ou a uma parte dela, por um dia, uma semana, uma temporada… há várias opções, até mesmo tickets que possibilitam acesso a diferentes montanhas. E não, não costumam ser muito baratos rsrs, já deve ter percebido que nada é barato quando se trata de esportes de neve, né!

Ski ou Snowboard? Qual escolher?

Essa parte é questão de gosto, eu sou do Snow, o início é mais difícil e doloroso rsrs, mas depois que aprende a controlar a prancha, o progresso é mais rápido.

O Ski tem a vantagem de você já conseguir cair beeem menos e desenvolver o básico no primeiro dia, mas a evolução é mais lenta.

Seja qual for a modalidade que escolher, escolha o snowboard! Brincadeirinha, seja qual for sua escolha, contrate algumas aulas. Eu sei que não é barato, mas vai te poupar muito tempo, diminuir muito seus erros e fazer com que se divirta muito mais! Como já disse, a dificuldade começa no lift, não vá pensando que é fácil pular de uma cadeirinha em movimento com uma prancha nos pés, ou que vai sempre encontrar o mesmo tipo de lift.

O professor ainda pode te ajudar a entender melhor a montanha, aproveita-la muito mais e descobrir cenários incríveis sem o risco de ir parar no alto de uma pista vermelha, por exemplo. Lembre-se, o único caminho para baixo é pela pista, o lift não leva arrependidos de volta rsrs.

Après Ski = o happy hour dos esquiadores

A montanha ”fecha” quando os lifts param de funcionar, mas esse não é o final do dia de ski/ snowboard. O dia só acaba depois de se juntar à galera em um dos bares ou pubs no caminho pro seu hotel!

Deixa seu equipamento na porta -sempre há um local apropriado – e vá brindar os tombos e conquistas do dia com outros animados (e descabelados) esquiadores muitas vezes ao som de um DJ. Há locais ao ar livre com fogueiras/ lareiras externas ( e aquecedores é claro rs) que dão ainda mais charme para o seu after ski!

Muitos hotéis também organizam après para receber seus hóspedes voltando das montanhas!

Foto por Pixabay em Pexels.com

Antes de ir

Enquanto aguarda sua chegada ao resort de ski escolhido, aproveite para melhorar seu condicionamento físico, desenvolver equilíbrio e fortalecer músculos importantes para o ski ou snowboard. Além da musculação e de exercícios aeróbicos, a prática de yoga pode ser muito útil!

Assistir vídeos na internet também podem te ajudar a entender melhor o esporte, a postura necessária e se familiarizar com os movimentos. Há vários vídeos no youtube com dicas para iniciantes.

Vocabulário das montanhas

  • Après Ski = After Ski = depois do Ski
  • Poles = os bastões de ski
  • Binding = dispositivo onde se prendem as botas de ski ou snow
  • Ski in/ Ski out = hotéis com acesso direto às pistas – ”entre e saia esquiando”
  • Bump = ondulações da pista
  • Powder = é a neve mais novinha, soltinha, mais desejada pelos esquiadores
  • Icy = neve dura, torna as quedas mais dolorosas.
  • Ski Resort – é a região da estação de ski

4 comments

Add Yours

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s