por: Mari Mainardi
Já me encantei por muitos lugares, mas Chamonix (suspiros)… Chamonix roubou meu coração de um jeito inexplicável! As montanhas de Chamonix não me deixaram dúvidas: minha paisagem preferida é aquela coberta de neve, meu ideal de dia perfeito: uma montanha, muita neve, céu azul e uma taça de vinho (sim, nesse blog estamos sempre a procura de uma boa taça de vinho, uma vista e tudo isso preferencialmente durante o sunset rsrs). Mas troco a taça por uma prancha de snowboard rsrsr!

COMO CHEGAR
O aeroporto mais próximo e o de Genebra, na Suíça, de lá você pode alugar um carro ou contratar um shuttle – que foi a minha escolha- até Chamonix. São pouco mais de 100 km entre as duas cidades, se optar por alugar um veículo, atente-se às regras para cruzar a fronteira. Mas te adianto, um carro não te fará falta alguma em Chamonix, será útil apenas se quiser conhecer mais cidades da região.
Dependendo do seu roteiro, e do preço das passagens, chegar via aeroporto de Milão (270km) ou de Turim (170 km) também pode ser uma opção .
De Paris, são mais de 600 km de carro, ou pouco mais de 5 horas de trem com baldeação em duas estações, saindo da estação Gare de Lyon ( 9761 Geneve até Gare de Bellegarde – 884509 St Gervais L B Le Fayet até Saint Gervais Le Fayet – 18913 Vallorcine até Chamonix-Mont-Blanc).

ONDE FICAR
Ficar próximo a cidade é a melhor opção, assim você poderá fazer todos os passeios a pé, e se quiser ir para alguma montanha mais longe é só pegar um dos ônibus urbanos.
Fui pra Chamonix para a minha primeira experiência de Snowboard, como por aqui não nascemos com pranchas nos pés como lá, optei por me hospedar no Club Med Chamonix, que embora seja 3 tridents ( a classificação da rede é por trident, e não por estrelas) tem uma arquitetura muito charmosa e fotogênica, quartos confortáveis e uma piscina com uma vista fantástica. INFELIZMENTE O HOTEL ENCONTRA-SE FECHADO, NÃO SEI SE É ALGO DEFINITIVO OU NÃO… SE SOUBER, ME CONTA!

ONDE COMER
No ClubMed o sistema é all inclusive, e estão incluídos o almoço nas montanhas durante o dia de ski/ snowboard também. Por isso não comi muito nos restaurantes da cidade… aproveitei a oportunidade para dar aquele foco na dieta: Raclette, raclette, raclette e mais raclette!
Mas vou deixar aqui uma dica pro seu Après Ski: Brasserie de L’M ! Charmoso, descontraído, animado e atendentes super agradáveis.

Se você estiver buscando fechar o dia, ou a trip, com um jantar especial, o Albert 1ER é muuuuito bem recomendado e possui 2 estrelas Michelin (ou seja, barato não é rsrs).
Mas não se preocupe, o centrinho da cidade é cheio de boas opções para todos os gostos e bolsos, com certeza vai achar o seu favorito, e por favor, volte aqui pra nos contar qual foi!!
O QUE FAZER
Não preciso nem dizer quem andar pelo centrinho e suas lojas é obrigatório, né?! Mas além disso a cidade ainda oferece outras atrações imperdíveis!

Como as chances são grandes de que você tenha vindo até aqui para praticar esportes de neve, comecemos pelas pistas…
-
Telecabine Le Tour Col De Balme
Boa pista para iniciantes na base da montanha. Se tem um pouco mais de experiência, pegue a gôndola, a vista lá de cima é maravilhosa, e ainda que não tenha, suba para um lanche ou um café no Le Chalet de Charamillon para apreciar a paisagem!
-
Telecabine de planpraz
Foi por aqui que passei a maior parte dos meus dias! A localização é ótima, há alguns passos da cidade, há uma boa variedade de pistas, incluindo pistas verdes no alto da montanha, o que proporciona uma vista maravilhosa!

A cidade agrada também a quem não é muito atleta:
-
Domaine des Planards
Área de ski durante o inverno, e parque de diversões durante o resto do ano. Durante o ano todo há uma espécie de montanha russa alpina fica aberta para adultos e crianças com mais de 3 anos. São 1.3 km de aventura na montanha! Clique aqui para mais informações.
-
Aguille du Midi

Do alto dos seus 3842 metros no gigantesco Mont Blanc, a vista é impressionante (o frio e a velocidade do vento também rsrs). Lá de cima você consegue avistar os alpes franceses, suíços e italianos.

Não se preocupe tanto com o frio, lá em cima você vai circular por uma área fechada e protegida boa parte do tempo, nesta área você poderá conhecer a história de sua construção e poderá tirar a disputada foto no famoso cubo de vidro!

Lá em cima você encontra ainda dois cafés e um restaurante que valem muito a visita!
Se tiver comprado o passe de ski Mont Blanc Unlimited, a subida está inclusa, caso não, o valor da gôndola é de 63 euros por adulto.
Bem próximo ao centro da cidade você embarca em uma primeira gôndola até Plan de l Aiguille, e de lá, na segunda gôndola até o topo.
-
Mer de Glace
Em Gare de Montenevers, você embarca em um charmoso trem, e em menos de 30 minutos montanha a cima você chega ao maior glacier da França!
Durante o inverno uma caverna de gelo é esculpida, pra chegar lá, é necessário descer 400 degraus!
O ingresso está incluso pra quem tem o Mont Blanc Unlimited, e custa 33,50 Euros pra adultos.
Que lugar deslumbrante.
Ótimas fotos, parabéns.
Abraço.
CurtirCurtir
Que bom que gostou!!
A cidade é mesmo um charme!
CurtirCurtido por 1 pessoa