Joffre Lake: como chegar

por: Mari Mainardi

Como não sonhar em conhecer os lagos canadenses com águas em tons de verde inexplicavelmente incríveis? Distante 180 km de Vancouver o Joffre Lake Provincial Park, abriga três deles!

A melhor forma de chegar lá – e a única que conheço- é alugando um carro e seguindo pela rodovia BC-99 North. E se o destino final é seu único objetivo, reveja os planos: a estrada é linda, um passeio a parte.

Lions Bay

Mais conhecida como Sea to Sky Highway, a rodovia sai de Vancouver beirando o oceano, e te leva até as montanhas. Algumas paradas são obrigatórias: um café em Lions Bay, Sea to Sky Gondola e Whistler!

Sea to Sky Gondola

Chegando ao Park, o estacionamento é gratuito, mas é pequeno. Então, chegue cedo ou vai perder a viagem!! A dica aqui é que você durma em Whistler na véspera, além da cidade ser maravilhosa, você só vai precisar dirigir por uma horinha até o Park!

Do início da trilha até o último lago são 4 km, e sim, o último é o mais bonito. Como tudo na vida, quanto mais difícil o caminho, mais valerá a pena rsrs.

Antes de começar a subir, uma dica importantíssima: Don’t feed the bears!!

Souvenier em Vancouver

Sim! Você acaba de entrar no território deles, e sem nenhum convite ou permissão de entrada, então respeite as regras da casa, e caso encontre um urso: nada de selfie… apenas afaste-se lentamente, sem dar as costas a eles e sem movimentos bruscos. Não carregue com você alimentos desembalados ou com cheiro que possa atrair o animal.

Dizkî eles não se aproximam de aglomerações ou barulho, e por isso não é comum se aproximarem muito da trilha, que é bem movimentada. Você também pode levar com você um spray anti-ursos para usar em último caso. Já quanto aos famosos sinos anti-ursos são controversos, a quem afirme que eles atraem ao invés de afastar os ursos.

Eu quase desisti na véspera, mas fui rsrs ! E como a maioria das pessoas que vi por lá, não fui acompanhada de guia e nem levei nada pra me ”defender” rs. Não, não encontrei nenhum urso pela trilha – thanks God!

A trilha é bem sinalizada  e bem movimentada nos finais de semana.
Apesar de ser bem íngreme , na maior parte da trilha não há grandes dificuldades quanto ao tipo de piso, apenas no quilometro final antes de chegar no terceiro lago será preciso andar sobre pedras e encarar um pouquinho mais de dificuldade.

Mapa da trilha Joffre Lake

Em duas horas é possível ir e voltar, mas claro, isso vai depender do seu condicionamento físico, a final, estará subindo cerca de 1.600 metros, e do tempo que ficará por lá tirando fotos. O medinho de encontrar um urso também ajuda no desempenho da velocidade hahah!

Lower Lake

O primeiro lago – LOWER LAKE – fica bem próximo do estacionamento, 200 metros desde a entrada da trilha. Há muitas pessoas que vão até lá só para conhece-lo já que não é necessário subir a montanha e não há dificuldades no caminho, o que permite a visita de crianças pequenas ou pessoas mais velhas.

Middle Lake

Pra chegar no segundo lago: MIDDLE LAKE, é necessário percorrer 3 km de trilha. Alguns trechos são bem íngremes, mas o que tira mesmo o folego é a vista

Upper Lake

Mais um km de trilha a cima, quando você pensa que já viu beleza suficiente, o UPPER LAKE vem pra fechar a caminhada com chave de ouro! Essa é a parte da trilha com maior dificuldade, mas nada absurdo, é só ir com paciência!

Entre o Middle Lake e o Upper Lake há banheiros, e no estacionamento também!

Como os lagos são fruto do degelo, a melhor época para visitar é entre os meses de julho e setembro quando é mais garantido que não encontrará neve nas trilhas. Eu fui na primeira quinzena de junho. Não havia mais neve pelo caminho, e quando cheguei ao Upper Lake começou a nevar bem de levinho – MARAVILHOSO!!

A maior parte do caminho você não sentirá frio, usei um legging e um fleece e só senti um pouco de frio enquanto estava no último lago, já meu marido subiu de fleece e bermuda.

Não vi necessidade em levar comida, apenas água, protetor solar e câmera fotográfica é o suficiente! A fome só bateu quando já estava no carro, e um Mc Donalds na beira da estrada resolveu rsrsr.

Nas semanas antes de ir acompanhei a #joffrelake para acompanhar as condições da trilha e dos lagos através das fotos de outras pessoas que estavam subindo naquele período.

Muitas pessoas fazem a trilha durante o período de neve, mas lembre-se, pode não haver lago nesse período rsrs

Se seu espírito aventureiro ainda precisar de mais alguma coisa, há uma área de camping 700 metros depois do Upper Lake, para isso é necessário uma autorização ( Backcountry Camping Permit ).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s