O que fazer na Normandia?

Um tour de uma semana por essa incrível região francesa
thumbnailcx
Falésias de Etretat

Onde fica?

No noroeste da França

Se você está atrás de belezas naturais e muita história, a região da Normandia é para você! Eu não vejo a hora de poder voltar e explorar mais esse cantinho francês tão pouco conhecido pelos brasileiros…

Acredita que não vi nenhum brazuca pelas minhas andanças? Isso é tão raro ultimamente! O único lugar já bem conhecido é o Mont Sant Michel, que cá entre nós, é a parte menos interessante da região! #treta hahaha.
Não que eu não tenha gostado do Mont, pelo contrário, eu amei! Mas é cada cantinho tão maravilhoso que é um desperdício passarem despercebidos…

Normandia significa Homens do Norte, parte francesa conquistada pelos Wikings. Carlos Magno deu a eles o direito de povoar a região em troca da proteção da França contra ataques piratas, visto que a Normandia é a porta de entrada da França, pelo mar.

Como chegar?

O melhor jeito de ir é alugando um carro a partir de Paris pois você vai se apaixonar a cada quilômetro e poderá ir parando onde desejar… Com pouco mais de 1 hora você já começa a entrar na região e se deparar com as belezas surpreendentes das bucólicas e charmosas vilas. As estradas são muito bem sinalizadas e o GPS do celular deu super conta.

thumbnailvb
abastecendo nosso possante! hahaha

Caso você tenha receio de dirigir, existem várias empresas que fazem roteiros por todas as cidades da região. Além, é claro, do bom e velho ônibus ou trem.

thumbnailfde
bucólicas cidades pelo caminho

 

Quando ir?

A melhor época é sempre aquela que a gente pode, né? Mas se você puder escolher, vá de maio a outubro, quando a temperatura está mais amena e muitos campos estão floridos.

Se for durante o verão (principalmente julho/agosto) rola até uma prainha. Conseguimos dar um mergulho em 2 cidades lindíssimas que já já eu conto!
Acho que ir fora dessas épocas um pouco complicado, principalmente nas falésias de Étretat, pois venta muito e mesmo no verão senti um friozinho.
Imagina no inverno europeu? #hellofrozen!

Quanto tempo ficar?

Fiquei 6 noites mas queria ter ficado mais tempo em alguns lugares.
Mas como as cidades são bem próximas, 1 semana é suficiente para a maioria das pessoas.

O que verei por lá?

Falésias, jardins, museus, castelos e claro, as históricas praias do dia D.

O que conhecer em cada lugar?

O roteiro turístico da região é composto por mais de 15 cidades! Mas claro, como a maioria não tem tempo para tanto, vou listar as que considero imperdíveis. Eu conheci 8 cidades!  Segue o que achei de melhor nas principais:

Étretat

Depois do Mont Sant Michael, Étretat é a cidade mais conhecida da região… E não é para menos! É simplesmente linda e impressionante! Falésias de calcário compõe o cenário de uma antiga vila de pescadores.
O local do famoso Mirante da Normandia, é tão alto que acho que você quase consegue avistar a Inglaterra… que exagero hahaha.
Artistas como Monet e Victor Hugo possuem várias obras inspiradas nas paisagens de lá! Não sei explicar a emoção que é chegar ao topo desse paraíso… Minha sugestão? Leve um queijinho (francês, claro! haha) abra uma garrafa de vinho e se delicie com o visual que nunca mais sairá de sua memória!

thumbnailds
Falésias de Etretat (vista da praia)
Separe um dia para conhecer os 2 lados das falésias e um tempo para curtir o centrinho… Lá tem ótimos restaurantes à beira mar… Tomar um vinhozinho francês curtindo um sunset é impagável!
thumbnailfd
por do sol que vimos enquanto jantávamos em um restaurante na orla de Etretat
O prato típico de toda região da Normandia são os mariscos… água na boca só de lembrar…
A cor do mar é lindíssima e arrisquei um mergulho na praia, que tem água bem fria mas nada congelante!
thumbnailbv
Jardim de Etretat (visto do outro lado das falésias)

 

thumbnailvc
Jardim de Etretat (olha uma figurinha de laranja -vulgo marido – dando um beijo na estátua haha)

Rouen

Outra cidade que amei conhecer! Tanta história para um lugarzinho tão pequeno… O lugar foi bastante atingido pelas destruições durante a Segunda Guerra Mundial
thumbnailws
Notre Dame de Rouen
A Place du Vieux Marché é uma praça cheia de barzinhos e restaurantes e possui, como forma de memorial à guerra, muitas partes destruídas em seu centro. Chocante ver de perto marcos de uma época tão sofrida e tão recente em nossa história.
thumbnailsd
Place du Vieux Marché
Capital da Normandia, Rouen é a cidade onde Joana Dar’c foi capturada e queimada na fogueira. Joana, beatificada pela Igreja católica, possui um museu em sua homenagem e um memorial no lugar onde ficou a fogueira.
thumbnail1
passeando pelas ruelas de Rouen
Só por esses motivos históricos a cidade já pede uma visita, né?
Mas tem mais! A catedral de Notre Damme, que já foi considerada o prédio mais alto da França, com estilo gótico, abriga em sua cripta o Coração de Carlos V!

Além disso, um dos pontos mais visitados da cidade é Gros Horloge, um grande relógio que fica no centro da cidade e tem visita guiada em seu interior com uma vista linda para o Rio Sena, que corta toda a cidade.

thumbnail2w
Gros Horloge
Não preciso nem dizer que foi uma das minhas favoritas, né?

Giverny

Quadro vivo de Monet! O lugar foi pintado dezenas de vezes pelo criador do impressionismo, e com tantas obras retratadas por lá, a cidade de Giverny mais parece ter saído de um quadro! Imperdível!
giverny_monet
quadro de Monet ou foto em Giverny? =)

Honflour

A coisinha mais fofa do mundo! Uma cidade que fui sem grandes pretensões, pois eu não havia lido muita coisa sobre e achei que seria perda de tempo… Mas valeu tanto que me arrependi de não ter dormido lá… passamos apenas uma tarde (almoçamos na região portuária e saímos após o por do sol).
thumbnailxs
região portuária
Honflour é uma cidade que parece ter parada no tempo… cada ruela linda cheia de estilo com construções fofíssimas!
Super preservada e histórica, a cidade não foi atingida por ataques da segunda guerra, curiosamente.
Uma joia francesa próxima ao canal da Mancha.
thumbnailzs
Ainda na região portuária, onde fica grande parte dos bares e restaurantes
O que fazer por lá? Se perder pelas ruelas e tomar um bom vinho no charmosíssimo porto Le Vieux Bassin. Já falei sobre tomar vinho hoje? Hahaha.

Mont Saint Michel

Provavelmente o lugar mais visitado da Normandia (uma pena!), o monte abriga uma abadia dedicada a São Miguel Arcanjo.
Não é apenas a Abadia que compõe o lugar (como eu imaginava que seria), Saint Michel é um vilarejo medieval, todo amuralhado e é o único lugar da região que resistiu aos ataques dos ingleses na guerra dos cem anos. Por conta disso virou símbolo da identidade francesa.
thumbnailfg
vista do Monte, na maré baixa
Declarado Patrimônio Cultural pela UNESCO, Sant Michel impressiona pelo movimento das marés, fenômeno conhecido como maré viva, que durante algumas fases da lua, ela fica baixa a ponto de chegar ao monte apenas caminhando, e no decorrer do dia a maré enche e o lugar vira uma ilha.
thumbnailvge
ruelas no interior do Monte (essa área externa não é paga, só paga-se para entrar na Abadia)

Praias do desembarque

Eu como grande entusiasta e fascinada pela história da Segunda Guerra Mundial tinha um grande sonho de conhecer as praias do dia D (pois meu amado avô foi ex combatente e amava contar histórias de sua época na Itália, como soldado)…
thumbnailddf
monumento em Omaha Beach
As praias do desembarque, muito bem retratadas no filme O Resgate do Soldado Ryan, interpretado por Tom Hanks, foram palco de chegada dos soldados das tropas aliadas em 06 de junho de 1944, o tão conhecido dia D! Credo, que emoção! haha.

A famosa operação Overlord, que ocorreu na costa da Normandia, desembarcou mais de 150 mil soldados e foi o marco da vitória dos aliados.
Além dos inúmeros museus dedicados ao dia D espalhadas em poucos quilômetros, o principal ponto de visitação é Omaha Beach, praia com um monumento que conta a história e as impressionantes dificuldades enfrentadas pelos soldados.
thumbnailmo
museu em Omaha

Por lá também está o cemitério americano, local de pura reflexão e de visita obrigatória. São mais de 10 mil soldados enterrados no alto da costa, com uma vista linda para toda a praia.
thumbnailfgf
cemitério Americano
thumbnailddc
monumento dentro do cemitério Americano

Outro ponto de observação é Arromanches-les-Bains, cidadezinha charmosa onde foi construído o Porto artificial para abastecer os soldados com mantimentos e armamentos. As ruínas do Porto, que ainda dá para ser visto da orla, é conhecido como Porto Winston (em homenagem a Churchill).

thumbnailrtt
Porto Winston

Deauville

Fomos em busca de uma praia no norte calminha e encontramos a cidade mais chique da “nata” francesa! Ainda se usa esse termo? Hahaha.

thumbnailmn
por do sol na praia de Deauville (quase 11 horas da noite)

Lá é o balneário nórdico dos ricos e famosos franceses. Sabe aquele lugar que as pessoas vão para serem vistas? Ruas charmosas, lojas de grifes (é a cidade da primeira loja da Channel do mundo) e uma praia bem gostosa para passar o dia…
A praia de Deauville ficou conhecida pelo mundo por seus guarda-sóis coloridos e pelo calçadão cheio de cabines de banho da década de 20. Achei que mais pareciam estábulos hahahaha.
thumbnailmj
pelas ruas de Deauville
Bom, acho que é isso! Tentei retratar em palavras as minhas muitas impressões sobre essa região que me deixou com muita vontade de voltar e sem palavras! Amo a França (não amo os franceses hahaha), mas ter visto de perto uma região típica, tão cheia de história, me deixou ainda mais entusiasmada com esse país tão rico!

Qualquer dúvida é só mandar pelos comentários que terei o maior prazer em responder!
Beijinhos com muita joie de vivre!
Bia
thumbnaildddd
passamos em vários lugares que são marcos da destruição da 2a GM, e em vários deles, imagens do período são colocadas com o antes e o depois (já reconstruídos)

2 comments

Add Yours

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s