Snowboard em Lake Tahoe

por: Mari Mainardi

O mais famoso resort de ski dos Estados Unidos certamente é Aspen, mas vou te dizer uma coisa: a Califórnia também arrasa nas pistas e você ainda pode descer a montanha admirando a beleza do Lake Tahoe!

Lake Tahoe visto da estação de Heavenly

Há pelo menos sete estações pra você escolher, um ride diferente pra cada dia da semana (se souber de mais alguma por favor, deixe nos comentários): Heavenly, Sierra-at-Tahoe, Homewood, Kirkwood, Squaw Valley, Boreal e Northstar.

Visitei três delas durante minha estadia em South Lake Tahoe, não é nada fácil eleger minha favorita, todas me causaram boas surpresas, por isso vou deixar aqui minhas impressões pra você decidir qual tem mais a sua vibe, ou ir em todas mesmo… escolher pra que, né? rsrs

Antes de começar, uma dica que me deram e que no meu caso me salvou: tudo bem que comprar skipass com antecedência ou para vários dias pode te garantir alguna economia, mas as condições meteorológicas podem mudar totalmente seus planos e você perder um passe porque uma estação fechou e ainda ter que comprar outro para a estação que estiver funcionando. Então pondere e pense com calma!

SIERRA-AT-TAHOE

Os dois primeiros dias que passei em South Lake Tahoe foram de muuuuita neve e pouca visibilidade (mas a neve estava suuper powder ;p ), e o conselho que mais ouvi foi: ”Vá pra Sierra, a chance de um lift fechar e bem menor, e o valor do skipass é mais amigo, além disso você não terá vista nenhuma pro lago em outras estações com este tempo fechado.”

Então lá fui eu. Sierra fica há 30 minutos de South Lake Tahoe, pra chegar basta seguir a US-50 até virar na Sierra-at-Tahoe Rr. Simples e bem sinalizado, mesmo quando está nevando.

Entrada da Serra-at-Tahoe Rd na US-50

Para os iniciantes este é o paraíso! As pistas por aqui são bem largas, a minha pista verde favorita foi a Sugar n’ Spicy com cerca de 4 km de extensão. No total são 46 pistas (divididas em verdes, azuis e pretas) e 14 lifts, Na base da montanha há uma área de aprendizagem onde a subida é feita por esteira.

A estação é muito frequentada por locais, tem boa estrutura, um café, dois restaurantes – um deles com música ao vivo em algumas noites- estacionamento gratuito (existe uma opção paga também, atente-se a placa para encontrar o gratuito) e em dias de semana fica bem tranquila.

Se não estiver de carro ou não quiser dirigir, um shuttle gratuito sai todas as manhãs do Hotel MontBleu , com algumas outras paradas pelo caminho.

O skipass de um dia sai por $90 dólares se você compra-lo em uma das unidades da Powder House (loja de aluguel de equipamento de ski); se comprar na hora vai pagar entre $105 a $110 e comprando on line com antecedência há valores variáveis. Para mais detalhes, visite o site.

Se esta é sua primeira viagem de neve, você pode agendar aulas particulares ou em grupo.

HOMEWOOD

Homewood é a montanha mais próxima da margem do lago, pertinho mesmo! O estacionamento é gratuito e não muito grande, a estrutura na base da montanha é menor, mas a vista da descida é impagável!

Snowboarding in Homewood

De South Lake Tahoe até Homewod são cerca de 40 minutos se estiver tudo certo na Emerald Bay Rd, que fecha com frequência quando neva… Como nos meus dias por lá ela estava fechada, dei a volta pelo outro lado do lago, 1 hora e 20 minutos dirigindo e aproveitando para conhecer outros cantinhos do lago. Vale muito a pena!!

Os preços também são mais amigos, se você comprar os tickets antecipadamente pelo site pode encontrar ofertas a partir de $49 dólares , comprando na hora eles custam $109.

Por aqui são 67 pistas e 8 lifts, boa parte delas com vista para o lago. As pistas não são largas como em Sierra, e um ponto negativo – que pode ter acontecido pontualmente no dia da minha visita – foi que por la não vi tanto ”zelo” em manter a neve mais certinha na área de desembarque do chairlift – se você nunca fez snowboard, alguns lifts são um pouco mais difíceis pra nós do que para os esquiadores rsrs.

Também há aqui – e acho que na maioria dos resorts de ski pelo mundo- a possibilidade de agendar aulas. E se por acaso você estacionar na base norte, subir o lift e quando descer não reconhecer nada rsrs, é porque você saiu na base sul rsrs, e de lá pode pegar um shuttle de volta para o seu carro! Não tente voltar andando, é longe!

HEAVENLY

Esta é a montanha mais famosa do pedaço, e sim, o valor é mais salgadinho, mas a estrutura é muito top! Várias opções de restaurante, armários para você guardar suas coisas, parquinhos para crianças e até daycare para as mamães aproveitarem as pistas.

Heavenly Gondola

Ao todo são 97 pistas e 28 lifts distribuídos pela montanha que fica parte na Califórnia e parte em Nevada. Do lado Californiano duas gondolas te levam a montanha: Heavenly Village Gondola, a mais famosa no centrinho de South Lake Tahoe; e a California Base Lodge ( 3860 Saddle Rd, South Lake Tahoe, CA ).

California Lodge

A primeira te deixa próximo ao Tamarack Lodge, onde acontece toda a badalação e onde há a área de tubing . A segunda, é onde está localizada o Lodge com a escolinha de ski/ snowboard, o daycare e o estacionamento gratuito. Se quiser ir de um ponto para o outro, há um shuttle de Heavenly que faz o transporte.

Comecei meu dia subindo a partir do California Base Lodge, deste lado da montanha as pistas verdes são melhores e as pistas azuis tem vista para o lago .

Mais para o final do dia subi a gondola de Heavenly para curtir o après ski que rola por lá e conhecer um pouquinho do outro lado, por aqui não há muitas opções de pista verde.

Après Sky no Tamarack Lodge com música ao vivo

Uma pista azul liga o Tamarack ao California Lodge, a volta para o estacionamento não precisa ser de shuttle ;P !!

Heavenly Mountain

As outras duas bases ficam em Nevada, uma bem próxima a outra: Bouder Lodge, a área da montanha mais indicada para iniciantes nos esportes de neve e que também conta com escolinha; e Stagecoach Lodge, indicada para quem tem nível de intermediário a superior nos esportes.

O Skipass para um dia sai por $136 dólares se você comprar on line até a véspera da visita, ou $154 se deixar pra comprar na hora. Há outros descontos para compras de múltiplos dias.

OUTRAS MONTANHAS

Embora não tenha visitado as outras estações que mencionei, vou deixar algumas informações básicas para ajudar um pouquinho.

KIRKWOOD

O Skipass por aqui sai a $102 antecipadamente pelo site, ou $117 para comprar na hora. Há opções de passes que incluem Kirkwood, Northstar e Heavenly, dependendo do número de dias que for esquiar, essa pode ser uma ótima opção para conhecer mais de uma estação.

No total, são 86 pistas ( aproximadamente 10 verdes e 25 azuis) e 15 lifts. Neste link você pode verificar a condição da neve e do tempo.

SQUAW VALLEY

A estação que sediou os jogos olímpicos de 1960 é uma das maiores dos Estados Unidos, e também tem pontos de onde se pode avistar o Lake Tahoe.

São 230 pistas (o que significa que vou ter que voltar a Lake Tahoe) e 42 lifts. Um dia de ski/ snowboard pode varias de $89 a $159 dólares comprando on line, ou sair por $179 na hora.

NORTHSTAR

97 pistas, 20 lifts e famosa pelo brinde com espumante que acontece todos os dias as 2 da tarde no topo – 150 taças são distribuídas gratuitamente, esta é a outra estação que me faz querer muuuito voltar.

O ticket de um dia sai por $143 comprando on line, ou $160 comprando na hora.

BOREAL

Uma estação menorzinha, com 34 pistas e 9 lifts. No site é possível encontrar tickets a partir de $58 dólares. A vantagem por aqui é que você pode esquiar até as 21 horas, enquanto na maioria das pistas os lifts param por volta das 16.


O equipamento de Snowboard eu aluguei na Powder House, reservas on line com pagamento antecipado tem um bom desconto. Você faz a reserva e escolhe a loja que vai retirar o equipamento, escolhi a unidade do Hard Rock Hotel e Casino. Gostei muito da qualidade do equipamento e conforto das botas, sem contar o atendimento do gerente sempre solícito e compartilhando várias dicas sobres as montanhas. E sim, já está passando da hora de eu comprar uma prancha pra chamar de minha rsrs

Os valores mencionados neste artigo referem-se a um adulto, crianças e adolescentes tem tarifas diferenciadas em muitas das estações.

Ficou encantado com as estações mas ainda é universitário e não tem grana para uma trip dessas? A boa notícia pra você é que a região de Lake Tahoe contrata muuuitos estrangeiros durante a temporada através dos programas Work Experience oferecidos por várias agências de intercâmbio brasileira!

Leia também:

Lake Tahoe – Califórnia além das ondas

Esportes de Neve pela primeira vez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s