Trilhas do Rio

Que tal ver o Rio de Janeiro por novos ângulos, totalmente de graça e o melhor: ainda queimar calorias?

Tudo que vai precisar é de tênis, uma garrafinha de água, talvez um lanchinho leve e protetor solar!

A geografia do Rio de Janeiro é única, e proporciona uma diversidade de atrações naturais que poucas cidades do mundo podem oferecer! Partiu trilhar pela cidade maravilhosa??

MORRO DA URCA

Vista do Morro da Urca

A verdade é que a trilha que dá acesso ao Morro da Urca (primeira parada do bondinho que vai ao Pão de Açúcar) é uma das mais fáceis e pode ser feita por qualquer pessoa. Mas cuidado! Ela possui pontos bastante íngremes, e a subida dura mais ou menos 45 min.

Então prepare-se, eu já vi muito marmanjo com a língua de fora hahaha! Se você for muito sedentário, vai sentir um pouco.

Vista do Morro da Urca

O que importa é que a vista compensa! Você chega a um dos principais pontos turísticos do Rio DE GRAÇA e pode desfrutar de toda a infraestrutura do espaço (bares, restaurantes, lanchonetes, lojas e banheiros) para repor as energias, inclusive bebedouros para reabastecer sua garrafinha de água.

O acesso é pela pista Claudio Coutinho, à esquerda da praia vermelha. É bem fácil achar e é muito bem sinalizado.

De segunda a sexta (exceto feriados) uma boa é ir no fim do dia, aproveitar o por do sol lá de cima e ainda descer de bondinho (a partir das 19:40h a descida é de graça , mas você tem que entrar até as 18h)!

MORRO DOIS IRMÃOS

Vista do Morro Dois Irmãos

Cerca de 45 minutos também te levam ao topo do Morro dois Irmãos, dono do charme da praia do Lebon. A subida é pela comunidade do Vidigal.

Para chegar, pegue a Av. Niemeyer até o acesso ao Vidigal. Se não estiver de táxi ou uber, pode pegar a Kombi que circula pela comunidade (emoção) ou um dos Mototaxis (com muita emoção) na pracinha do Vidigal e descer na Vila Olímpica “campinho”. Fique tranquilo, eles estão super acostumados com turistas fazendo este percurso!

A trilha começa à esquerda da quadra perto da academia da terceira idade.

Após uns 25 ou 30 minutos de trilha já vai ver as paisagens do lado de São Conrado e seguindo em frente (após umas partes um pouco escorregadias) chegará ao topo de um dos morros mais famosos da cidade .

E que visual!! Quando fui passei por um ambulante no caminho e encontrei outro no topo, mas melhor não contar com eles e levar sua garrafa de água e lanche. Ah, vá preparado para dar um belo mergulho pós trilha no Leblon ou em Ipanema!

PEDRA BONITA

Alto da Pedra Bonita

A subida para a Pedra Bonita é considerada leve, mas é um pouco mais difícil do que a do Morro da Urca por ser mais íngreme. Calma, não precisa se assustar! Se não tiver muito preparo físico é só subir um pouco mais devagar, a maior parte do caminho é na sombra já que caminhamos em meio às árvores, mas ainda assim escolha horários mais cedo ou no final do dia porque o calor do Rio 40 graus não é brincadeira!!

O caminho é bem limpo e as raízes formam degraus nos trechos mais íngremes.

Como subi com um grupo muito animado e acostumado à trilha, foram 25 minutos até o topo , mas a maioria das pessoas sobe com maior tranquilidade e levam aproximadamente 40 minutos. Muitas famílias sobem com as crianças também!

Pedra Bonita

Algumas pessoas sobem antes do sol nascer e esperam por ele no topo da pedra , é só levar lanternas.

A trilha é bem movimentada, subi em uma quarta-feira bem cedo e quando cheguei já tinham uns 20 turistas apreciando a vista!!

Para chegar é só pegar a Estrada das Canoas em São Conrado e próximo à interseção com a Estrada da Pedra Bonita há indicação para a rampa de voo livre.

A trilha começa próximo ao estacionamento da rampa (uma placa indica o início, fica ao lado direito de quem entra no estacionamento).

Além da bela vista para a praia de São Conrado, o Morro dois Irmãos, a face da Pedra da Gávea e a praia da Barra da Tijuca! E já que está pelo Alto, aproveite para dar uma paradinha na Vista Chinesa!

PEDRA DO TELÉGRAFO

osklen rio de janeiro telegrafo
O ponto mais fotografado da Trilha do Telégrafo

Com certeza já viu uma foto da famosa pedra nesta trilha pelo instagram! Já te alerto: a pedra mais famosa da trilha não é a pedra do telégrafo rsrs, mas isso pouco importa!!

Pra chegar lá vá até o centrinho de Barra de Guaratiba, de lá guias e mototaxistas já estão a espera de visitantes, um deles nos guiou até um estacionamento próximo ao início da trilha onde deixamos o carro – pela “bagatela” de R$20 – o que nos fez economizar o início da subida por ruas extremamente íngremes – piores que a trilha em si.

Parada para fotos na subida da trilha

A subida não é difícil, mas é puxadinha. A parte boa é que há sombra em todo o trajeto!
Lá em cima a vista é s.e.n.s.a.c.i.o.n.a.l!

Se puder escolher, evite ir aos finais de semana, fica realmente muito cheio, e será necessário aguardar uma fila de pessoas para conseguir sua foto super arriscadas na beira do penhasco , SQN! hahahah ! 

PEDRA DA GÁVEA

Vista da Pedra da Gávea

A Pedra da Gávea é para os mais corajosos e os que tem mais condicionamento físico.

O acesso à trilha principal fica no final da Estrada do Sorimã, na Barrinha. Chegue cedo, você só pode subir até as 14h ou não terá tempo suficiente para voltar antes do horário de fechamento do parque – a trilha fica no Parque Nacional da Tijuca.

Sim, a caminhada é pesada e exige muito fisicamente. A subida dura em torno de 2 a 3 hs e tem partes super íngremes, onde você vai precisar dos pés e mãos!

Vista da Pedra da Gávea

A trilha que te leva até a “Cabeça do Imperador” – como é conhecido o cume da Pedra da Gávea – segue pela Mata Atlântica até a famosa “Carrasqueira” – uma passagem que necessita de uma leve escalada de 30m. 

Carrasqueira – a parte mais difícil da trilha

As fendas das pedras facilitam essa escalada que, sem fila, deve demorar uns 2 ou 3 minutos. Nesses trechos você encontrará cordas pelo caminho, não recomendo que as use já que nunca se sabe a quanto tempo estão lá, ou o quão bem presas estão.

Se quiser ter mais segurança ao subir, leve seu equipamento ou contrate o serviço de alguma agência ou guia. Essa é a única trilha que gastar com um guia preparado é realmente uma boa ideia, alguns graves acidentes já aconteceram na Carrasqueira.

Conseguiu sobreviver até aqui? Então agora é a parte boa: a chegada!
Do topo, 844 m acima do nível do mar, a vista é surreal! Você pode ver a Barra da Tijuca, Jacarepaguá, São Conrado, as praias da Zona Sul, a Baia de Guanabara, e, dependendo da visibilidade, a Região Serrana e o Dedo de Deus. E lembre-se: vá equipado com bastante água, lanche, filtro solar e repelente! 

COSTÃO DO ITACOATIARA

Vista do Costão do Itacoatiara

Subir Itacoatiara é aquele combo de alegria: nível fácil, acesso super tranquilo e com um visual pra ninguém colocar defeito!
Pra vocês terem uma ideia do grau de facilidade, eu subi descalça! E olha que não sou modelo de atleta hahahhaha. Muito pelo contrário, eu ainda odeio andar descalça porque acho que qualquer coisinha machuca e incomoda meu pé rs.

Não recomendo fazer isso, óbvio, mas como fui a Niterói com a intenção apenas de pegar uma praia com alguns amigos que moram lá, e eu estava de havaianas, não tive opção! Rolou um : bora? Bora! E fomos!

O acesso é pela rua das Papoulas (número 222, Niterói – RJ). E no final da rua há uma entrada para o Parque da Serra da Tiririca. Indico chegar cedo, pois há controle de acesso. O acesso a trilha é permitido das 8 às 17 horas.

A subida dura em torno de 20 minutinhos, e mistura pedra (ideal chapar o pé ou engatinhar alguns metros, para não escorregar) e uma vegetação bem densa. Falando assim parece programa de índio mas não é! Hahahaha. É super de boa mesmo e estou doida para voltar!

A melhor parte é que ao final, depois do cansaço, a praia de Itacoatiara fica beeeeem ao lado! É só correr para o mergulho e curtir o resto do dia com a alegria de estar com a atividade física do dia feita! Hahaha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s