O pão com mortadela mais famoso do Brasil

por: Mari Mainardi

Aproveite o melhor do Mercado Municipal de São Paulo!

Sanduíche de mortadela com queijo do Mortadela Brasil.

São Paulo é sinônimo de alta gastronomia, e abriga os melhores restaurantes do Brasil. Ainda assim tem algo bem simples que não pode faltar na sua visita: o pão com mortadela!!

O edifício histórico projetado por Felisberto Ranzini, mesmo arquiteto responsável pelo Teatro Municipal e pela Pinacota, abriga diversas barracas das mais variadas (e incomuns) frutas, queijos, temperos, grãos e afins, e também os restaurantes com famosos sanduíches feitos com metade da mortadela do mundo rsrs .

Mercado Municipal de São Paulo

Parece um exagero (principalmente da forma como escrevi rsrs), mas a experiência é muito válida e prazeirosa, pode acreditar!

Ao entrar no Mercadão, não vá direto ao ponto (ou ao pão, neste caso), dê uma volta por entre as barracas de frutas. Os comerciantes irão te oferecer diversas amostras das mais variadas frutas que não vemos muitos nos supermercados tradicionais.

Não recuse o maracujá doce, as uvas sweet sapphire – conhecidas como dedo-de-moça – e a combinação de morango com tâmara batizada pelos vendedores de ”bombom sagrado” (essa é minha preferida).

Já lhe adianto que ouvirá muitas e muitas histórias sobre as frutas pra supervaloriza-las, e que tudo parecerá ter um preço ok até que sua porção seja realmente pesada. Prepare-se pra não cair pra trás! rsrsr

Mas ainda assim vale a pena, não deixe de fazer a visita… eu sempre acabo voltando com alguns morangos e tâmaras pra casa!

Hora de ir ao pão! Você vai ver que na parte de baixo a várias lanchonetes que servem as estrelas do Mercadão: o pão com mortadela, o bolinho de bacalhau e os pastéis. Mas as melhores opções estão no mezanino.

Para subir é só ir em direção às escadas que estão no final do mercado. Lá em cima vai encontrar algumas opções, os meus preferidos são o Hocca Bar, o mais famoso e que geralmente aparece nos programas de televisão, e por isso é o que tem as maiores filas, e o Mortadela Brasil, que honra com muita dignidade a fama de ”quantidade com qualidade”.

O famoso sanduíche fica ainda mais gostoso na versão quente com queijo!

Em ambos os restaurantes o seu super pão com mortadela já virá dividido ao meio, perfeito pra dividir! Ainda mais se você quiser experimentar as outras duas estrelas do Mercadão, o bolinho de bacalhau (nada pequeno) e o pastel (também em tamanho família).

Acompanhe tudo isso com um belo chopp e seja feliz!! rsrs

E se no seu grupo tem alguém que não curte o menu a cima, existem outras opções de sanduíches e pratos como bacalhau ou parmegiana muito bem preparados e saborosos!

A estação de metro mais próxima é a São Bento, linha azul, a mesma que dá acesso à rua 25 de março (beeeem cheia rs), saia da estação em direção à Ladeira Porto Real, e de lá caminhe por cerca de 500 metros até o mercado. Não tente pegar taxi a partir da estação, pois estes 500 metros irão se tornar 2 km de muito trânsito.

Se quiser ir de carro, o mercado possui estacionamento público em área de Zona Azul- se você não é de São Paulo, baixe o app da Zona Azul, cadastre sua placa e coloque crédito antes de ir, não há mais aqueles tickets físicos de estacionamento na cidade. Uma vaga por aqui pode ser beeeem difícil.

Na região também há várias opções de estacionamento, a primeira hora custa em média 30 reais.

Se não quiser ir de metro e encarar o movimento da 25 de março, vá de Uber ou Taxi… pra mim a opção mais prática e rápida, principalmte quando há pessoas mais velhas ou crianças no grupo.

2 comments

Add Yours
  1. Lora

    Nossa, quando eu via pela televisão imaginava que com tanta mortadela assim, este seria o prato mais enjoativo do mundo, mas paguei para ver e não me arrependi nadinha… Sei lá como o sabor é equilibrado e o “trem é bão demais”

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s