Bento Gonçalves: a Toscana da Serra Gaúcha

Se você está planejando conhecer a Serra Gaúcha e Bento não está nos seus planos, volte duas casas, você está fazendo isso errado!!

Vista das suítes da Pousada Identidade – Casa Valduga

Gramado pode ser a estrela das terras gaúchas, mas a cidade que nos desculpe, Bento Gonçalves roubou nossos corações e virou a favorita na primeira meia hora!!

Localizada a menos de 2 horas do aeroporto de Porto Alegre (115 km), a melhor forma de chegar a cidade é alugando um carro e dirigindo via BR 116, seguida das RS 240 e RS 446 (parece complicado, mas é simples e bem sinalizado).

Se você está em São Paulo há ainda a opção de pegar um voo para Caxias do Sul que fica 56 km distante de Bento, e de lá, da mesma forma, alugar um carro. A Gol opera os voos entre as duas cidades.

ONDE FICAR

Casa Valduga

Você tem a opção de ficar na cidade mesmo, ou dentro do Vale dos Vinhedos (a região onde se concentram as vinículas). Cerca de 7 km separam as duas opções.

Eu não preciso pensar duas vezes pra te dar essa dica: VALE DOS VINHEDOS!!

Super charmoso, concentra a grande maioria das vinícolas, possui bons restaurantes e você vai se sentir na Toscana!

Casa Valduga – Bento Gonçalves

Escolhemos nos hospedar na Casa Valduga e amamos! São quatro pousadas com arquiteturas diferentes, a favorita foi a Identidade, que possui quartos com vista para as parreiras.

Pra conquistar meu coração de vez, o café da manhã é acompanhado por um piano, e quem se hospeda no complexo ganha um curso básico de vinhos de 4 horas. Parece muito tempo, mas é muito legal, passa voando!

ONDE COMER

Aqui no sudeste quando falamos em culinária italiana logo pensamos em massas incríveis, maaaasss no Sul é um pouco diferente. No Norte e Nordeste da Itália são comuns pratos de polenta com aves de caça, e talvez por uma adaptação feita pelos imigrantes, nessa região ficaram famosos os pratos de frango com polenta como típicos italianos.

Então fica aqui o alerta pra você já saber o que esperar!

Maria Valduga

Dentro da Casa Valduga fica o restaurante Maria Valduga, que serve jantares especiais harmonizados com vinhos da casa em noites temáticas, e no almoço, comida italiana tradicional em uma espécie de rodízio, que sai por 85 reais por pessoa. Tudo ao som do piano (amo)!

Endereço: Via Trento, 2355, Bento Gonçalves

Entre Vinhos

Como o nome já diz, você irá se sentar entre os vinhos rsrs… as mesas ficam cercadas por prateleiras cheias deles, e é você que levanta e escolhe sua garrafa.

As pizzas são maravilhosas! Massa fina e recheio na medida certa!

Endereço: Estrada RS 444 km 18,9 Vale dos Vinhedos

Jardim Leopoldina

Também do grupo Valduga, leva o nome da premiada cerveja da casa. Ótimo lugar para um sorvete (delicioso), um café com a torta de banana (mara) ou uma cerveja caso esteja cansado dos vinhos.

O jardim é o lugar perfeito para um picnic no final do dia.

Jardim Leopoldina

Endereço: Via Trento, 2915 -Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves

Valle Bier

Por aqui a atração não á a comida, mas sim uma parada estratégica com uma vista surreal – principalmente no por do sol – para experimentar a cerveja artesanal da casa.

Parada da nossa tchurma no Valle Bier

Endereço: Via Trento, 3671, Bento Gonçalves – RS

Devorata

Uma paradinha estratégica no caminho para o chocolate já famoso em Garabaldi! Deliciosas trufas e chocolates doces na medida certa!

Endereço: RS 444, km 16.020 – Vale dos Vinhedos

La Vigna

Bem ao lado do Devorata, a casa também merece uma visita! Vinhos e produtos locais como queijos e salames, além de vinhos de outras regiões do estado.

Pegue seu vinho na prateleira, peça para que seja servido e deguste junto com as outras delícias da casa.

Arte In Tavola

Esse foi o super mega favorito de todo o grupo (fomos em 4 casais)! O chef Luan Damiano arrasa nos seus pratos, pães de fermentação natural, queijos artesanais e sorvetes!

Sério mesmo, não perde em nada para muitos dos badalados restaurantes paulistanos. 10 estrelas no guia Malas ao Mundo rsrs!

Impossível recomendar um prato só por aqui! Mas o risoto caprese, o cordeiro e os pães de fermentação natural são surreais!

O charmoso ambiente fica no Farina Park Hotel -RS-453, Km 106 Linha Sertorina.

Obs: Não conseguimos conhecer o restaurante Mamma Gemma também muito famoso na região.

AS MELHORES VINÍCOLAS

Bem difícil eleger, aqui vai depender muito do seu conhecimento sobre o mundo dos vinhos e seu gosto também, então vou contar aqui um pouquinho do que achei:

  • A degustação harmonizada da vinícola Pizzato tem produtos muito gostosos e de qualidade! Queijos deliciosos da região casam perfeitamente com os vinhos da casa. Não deixe de comprar um azeite! É necessário agendar previamente.
Queijos e Vinhos Pizzato
  • O Wine Garden da Miolo é lindo, e perfeito pra você estender uma toalha no gramado e curtir um fim de tarde tomando um vinho ou espumante. O Terra Nova tem grande valor sentimental para essas duas malas aqui do blog rsrs. A casa também oferece visitas guiadas.
  • A Casa Valduga é linda, oferece passeios guiados e cursos. Ótima oportunidade de aprender um pouco mais. Se aprecia vinhos brancos, não deixe de experimentar o Leopoldina Gran Chardonnay.
Casa Valduga
  • A Cristófole, além da bela vista, também serve tábuas de frios e pães entre as parreiras, agende um picnic!!
  • Na Salton o charme fica por conta de uma sala pra lá de especial onde é possível degustar as estrelas da casa acompanhados de frios.
  • A Chandon também oferece visitas guiadas com horários marcados – e eles são beeeem rígidos com o relógio. Por ser uma empresa bem maior, não tem o mesmo charme das vinícolas locais. O que não quer dizer que não vale uma visita, se você é fã da marca, não deixe de conferir!

É importante não agendar muitas visitas para o mesmo dia, principalmente se estiver em grupos maiores. Parece que vai dar tempo de tudo, e se não fosse por termos perdido alguns agendamentos, eu também diria que é exagero. Mas quando você senta em um lindo jardim, ou a degustação te prende, é muuuuuito difícil ir embora!

*Não deixe de se informar sobre valores e necessidade de agendamento.

Um pouquinho mais sobre a região

Se belas vistas, as cores do céu do Sul (principalmente no outono e inverno) e bons vinhos não são o suficiente pra você, vou deixar mais algumas sugestões:

  • Passeio de Quadriciclo

Passear de quadriciclo por entre as parreiras de uva da Casa Valduga é sensacional! Imperdível mesmo! Há opções diurnas e noturnas, com a possibilidade de jantar à luz da lua no meio das uvas!
Fizemos o passeio com o Giovani Nunes (que ainda é fotógrafo ;P ), da uma passadinha lá no insta dele pra conferir e reservar.

Quadriciclo por entre as parreiras
  • Maria Fumaça

Esse é o passeio mais famoso na região. Não é só um passeio de trem… é um passeio de trem com apresentações de músicas e dança italiana, que te conecta com os imigrantes que colonizaram a região. Na alta temporada é fundamental garantir o ingresso online.

  • Caminhos de Pedra

Um caminho que te leva a viajar pelo tempo por entre as antigas casinhas de pedra e madeira. Algumas delas são restaurantes ou lojinhas com produtos regionais e italianos.

  • Parque Temático Epopeia Italiana

Aqui continua sua viagem no tempo para entender um pouquinho mais das tradições italianas que ainda podem ser vista pela cidade.

  • Vale dos Vinhedos

É aqui, cercadas de muito verde, belas paisagens e uvas, que ficam boa parte das vinícolas. Por alguns momentos você vai se sentir na Toscana (eu já falei isso, mas não custa repetir – se ainda não foi até lá, assista Cartas para Julieta que vai me entender), é novamente te digo: hospede-se por aqui!!

Vale dos Vinhedos

Todo o charme e o diferencial desta viagem está em ficar dentro do vale e curtir suas delícias!!

7 comments

Add Yours
  1. Regina MírianSp

    Com certeza!! Art in Távola!
    CHEF , Luan Damiano, incrivelmente excelente!
    São saborosíssimos os seus pratos , pães artesanais, carnes saborosíssimas!
    Repetindo a dose! Sempre que puder!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s