Se você está planejando conhecer a Serra Gaúcha e Bento não está nos seus planos, volte duas casas, você está fazendo isso errado!!

Gramado pode ser a estrela das terras gaúchas, mas a cidade que nos desculpe, Bento Gonçalves roubou nossos corações e virou a favorita na primeira meia hora!!
Localizada a menos de 2 horas do aeroporto de Porto Alegre (115 km), a melhor forma de chegar a cidade é alugando um carro e dirigindo via BR 116, seguida das RS 240 e RS 446 (parece complicado, mas é simples e bem sinalizado).
Se você está em São Paulo há ainda a opção de pegar um voo para Caxias do Sul que fica 56 km distante de Bento, e de lá, da mesma forma, alugar um carro. A Gol opera os voos entre as duas cidades.
ONDE FICAR

Você tem a opção de ficar na cidade mesmo, ou dentro do Vale dos Vinhedos (a região onde se concentram as vinículas). Cerca de 7 km separam as duas opções.
Eu não preciso pensar duas vezes pra te dar essa dica: VALE DOS VINHEDOS!!
Super charmoso, concentra a grande maioria das vinícolas, possui bons restaurantes e você vai se sentir na Toscana!

Escolhemos nos hospedar na Casa Valduga e amamos! São quatro pousadas com arquiteturas diferentes, a favorita foi a Identidade, que possui quartos com vista para as parreiras.
Pra conquistar meu coração de vez, o café da manhã é acompanhado por um piano, e quem se hospeda no complexo ganha um curso básico de vinhos de 4 horas. Parece muito tempo, mas é muito legal, passa voando!
ONDE COMER
Aqui no sudeste quando falamos em culinária italiana logo pensamos em massas incríveis, maaaasss no Sul é um pouco diferente. No Norte e Nordeste da Itália são comuns pratos de polenta com aves de caça, e talvez por uma adaptação feita pelos imigrantes, nessa região ficaram famosos os pratos de frango com polenta como típicos italianos.
Então fica aqui o alerta pra você já saber o que esperar!
Maria Valduga
Dentro da Casa Valduga fica o restaurante Maria Valduga, que serve jantares especiais harmonizados com vinhos da casa em noites temáticas, e no almoço, comida italiana tradicional em uma espécie de rodízio, que sai por 85 reais por pessoa. Tudo ao som do piano (amo)!
Endereço: Via Trento, 2355, Bento Gonçalves
Entre Vinhos
Como o nome já diz, você irá se sentar entre os vinhos rsrs… as mesas ficam cercadas por prateleiras cheias deles, e é você que levanta e escolhe sua garrafa.
As pizzas são maravilhosas! Massa fina e recheio na medida certa!
Endereço: Estrada RS 444 km 18,9 Vale dos Vinhedos
Jardim Leopoldina
Também do grupo Valduga, leva o nome da premiada cerveja da casa. Ótimo lugar para um sorvete (delicioso), um café com a torta de banana (mara) ou uma cerveja caso esteja cansado dos vinhos.
O jardim é o lugar perfeito para um picnic no final do dia.

Endereço: Via Trento, 2915 -Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves
Valle Bier
Por aqui a atração não á a comida, mas sim uma parada estratégica com uma vista surreal – principalmente no por do sol – para experimentar a cerveja artesanal da casa.

Endereço: Via Trento, 3671, Bento Gonçalves – RS
Devorata
Uma paradinha estratégica no caminho para o chocolate já famoso em Garabaldi! Deliciosas trufas e chocolates doces na medida certa!
Endereço: RS 444, km 16.020 – Vale dos Vinhedos
La Vigna
Bem ao lado do Devorata, a casa também merece uma visita! Vinhos e produtos locais como queijos e salames, além de vinhos de outras regiões do estado.
Pegue seu vinho na prateleira, peça para que seja servido e deguste junto com as outras delícias da casa.
Arte In Tavola
Esse foi o super mega favorito de todo o grupo (fomos em 4 casais)! O chef Luan Damiano arrasa nos seus pratos, pães de fermentação natural, queijos artesanais e sorvetes!
Sério mesmo, não perde em nada para muitos dos badalados restaurantes paulistanos. 10 estrelas no guia Malas ao Mundo rsrs!
Impossível recomendar um prato só por aqui! Mas o risoto caprese, o cordeiro e os pães de fermentação natural são surreais!
O charmoso ambiente fica no Farina Park Hotel -RS-453, Km 106 Linha Sertorina.
Obs: Não conseguimos conhecer o restaurante Mamma Gemma também muito famoso na região.
AS MELHORES VINÍCOLAS

Bem difícil eleger, aqui vai depender muito do seu conhecimento sobre o mundo dos vinhos e seu gosto também, então vou contar aqui um pouquinho do que achei:
- A degustação harmonizada da vinícola Pizzato tem produtos muito gostosos e de qualidade! Queijos deliciosos da região casam perfeitamente com os vinhos da casa. Não deixe de comprar um azeite! É necessário agendar previamente.

- O Wine Garden da Miolo é lindo, e perfeito pra você estender uma toalha no gramado e curtir um fim de tarde tomando um vinho ou espumante. O Terra Nova tem grande valor sentimental para essas duas malas aqui do blog rsrs. A casa também oferece visitas guiadas.
- A Casa Valduga é linda, oferece passeios guiados e cursos. Ótima oportunidade de aprender um pouco mais. Se aprecia vinhos brancos, não deixe de experimentar o Leopoldina Gran Chardonnay.

- A Cristófole, além da bela vista, também serve tábuas de frios e pães entre as parreiras, agende um picnic!!
- Na Salton o charme fica por conta de uma sala pra lá de especial onde é possível degustar as estrelas da casa acompanhados de frios.
- A Chandon também oferece visitas guiadas com horários marcados – e eles são beeeem rígidos com o relógio. Por ser uma empresa bem maior, não tem o mesmo charme das vinícolas locais. O que não quer dizer que não vale uma visita, se você é fã da marca, não deixe de conferir!
É importante não agendar muitas visitas para o mesmo dia, principalmente se estiver em grupos maiores. Parece que vai dar tempo de tudo, e se não fosse por termos perdido alguns agendamentos, eu também diria que é exagero. Mas quando você senta em um lindo jardim, ou a degustação te prende, é muuuuuito difícil ir embora!
*Não deixe de se informar sobre valores e necessidade de agendamento.
Um pouquinho mais sobre a região
Se belas vistas, as cores do céu do Sul (principalmente no outono e inverno) e bons vinhos não são o suficiente pra você, vou deixar mais algumas sugestões:
- Passeio de Quadriciclo
Passear de quadriciclo por entre as parreiras de uva da Casa Valduga é sensacional! Imperdível mesmo! Há opções diurnas e noturnas, com a possibilidade de jantar à luz da lua no meio das uvas!
Fizemos o passeio com o Giovani Nunes (que ainda é fotógrafo ;P ), da uma passadinha lá no insta dele pra conferir e reservar.

- Maria Fumaça
Esse é o passeio mais famoso na região. Não é só um passeio de trem… é um passeio de trem com apresentações de músicas e dança italiana, que te conecta com os imigrantes que colonizaram a região. Na alta temporada é fundamental garantir o ingresso online.
- Caminhos de Pedra
Um caminho que te leva a viajar pelo tempo por entre as antigas casinhas de pedra e madeira. Algumas delas são restaurantes ou lojinhas com produtos regionais e italianos.
- Parque Temático Epopeia Italiana
Aqui continua sua viagem no tempo para entender um pouquinho mais das tradições italianas que ainda podem ser vista pela cidade.
- Vale dos Vinhedos
É aqui, cercadas de muito verde, belas paisagens e uvas, que ficam boa parte das vinícolas. Por alguns momentos você vai se sentir na Toscana (eu já falei isso, mas não custa repetir – se ainda não foi até lá, assista Cartas para Julieta que vai me entender), é novamente te digo: hospede-se por aqui!!

Bento ♥️
Amei o POST, super completo! Vcs arrasam!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito bom!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Essa cidade tem todo meu coração!
Nada como bons vinhos, comida da melhor qualidade e ótimas companhias!!! ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
Com certeza!! Art in Távola!
CHEF , Luan Damiano, incrivelmente excelente!
São saborosíssimos os seus pratos , pães artesanais, carnes saborosíssimas!
Repetindo a dose! Sempre que puder!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tambem nao vejo a hora de voltar pra repetir a dose!!
CurtirCurtir
Olá!!
Moro aqui por perto e ainda não me dei a chance de conhecer… quando vejo esses posts a mão de guardar dinheiro pra ir chega a tremer kkk
Adorei as dicas! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Como assim não foi?!?! Guarda esse dinheirinho aí, que vai valer cada centavo!! Confesso que morei no RS por 3 anos e só fui conhecer Bento depois que mudei pra SP rsrsrs
CurtirCurtir