Primeiro vamos de curiosidades?
Não pula essa parte, juro que são curiosidades bem legais hahaha.
João Pessoa é conhecida como a “Porta do Sol” pois no município está localizado o ponto mais oriental das Américas, o que rendeu a fama do lugar “Onde o sol nasce primeiro em todo continente americano”.
Impressões gerais
Uma coisa posso dizer: o turismo da Paraíba é muito mal divulgado e João Pessoa não perde em nada para nenhuma outra capital nordestina.

Onde ficar?
O Ideal é se hospedar em Cabo Branco, Manaíra ou Tambaú. São praias mais centrais, onde concentram-se os restaurantes e feirinhas noturnas.
Me hospedei no Hardman Praia Hotel (em Maraíra), que tem um preço bem justo e boa localização. Nada de luxuoso, mas muito confortável e bem localizado.

Como se locomover?
Alugamos um carro no aeroporto de João Pessoa e fizemos a maioria das coisas de carro. Quando sabíamos que íamos beber, pedíamos um Uber (bem barato, por sinal) e foi tudo bem tranquilo.
Onde comer
Vou indicar onde comi, serve? rsrs
O famosíssimo Mangai não passará desapercebido por você! Comida nordestina da melhor qualidade para todos os gostos! SÓ vá! IMPERDÍVEL!
Do grupo Mangai, tem o Nau, de frutos do mar.
Lovina Beach club – pedimos um camarão na chapa, sem casca (amooo). O preço era ótimo, bem servido e super gostoso. Prove também os pastéis!
Comemos também no Canoa dos Camarões, o famoso rodízio de camarão! Já falei de camarão hoje? hahahha. Achei a ideia fantástica e a comida era muito gostosa! Camarão de TODAS as formas que você imaginar. Eu amei!

O que fazer em Jampa?
1 Por do Sol do Jacaré
Sem dúvidas, o MUST GO de João Pessoa é assistir ao por do sol do Jacaré.
É uma região onde fica o Rio Paraíba e o sol se põe dentro dele.
Alem disso, o famosíssimo Bolero de Ravel é tocado diariamente pelo artista Jurandy do Sax. Ele fica dentro de um barquinho no rio, e toca o Sax em uma sintonia incrível com o sunset.
Gente! O Jurandy, se apresenta TODOS OS DIAS mesmo! Ele nunca faltou um dia, há mais de 20 anos! É impressionante!

Priorize os passeios de barco para assistir o por do sol (R$45,00 por pessoa – maio 2019), pois além da vista privilegiada, você ainda vai curtir um bom forró paraibano!
A praia do Jacaré fica na cidade de Cabedelo (suuuper vizinha de João Pessoa, que faz parte da região metropolitana).

Ideal conjugar com uma ida às praias do lado norte (já já falo sobre) e ao final do dia, seguir para o Jacaré.
2 Piscinas Naturais
As famosas são Picãozinho e Seixas
Fui apenas na de Picãozinho, pois nos disseram que não existe muita diferença entre elas. Pelo que entendemos, a do Seixas é maior, porém um pouco mais afastada da costa, o que nos demandaria muito tempo.

Conhecemos Picãozinho em um passeio bem gostoso de 1h30m aproximadamente, que custou míseros 60 reais o casal em lancha privativa! Ficamos bem chocados com o preço! Rs Isso na maioria dos lugares não é nem o preço por pessoa de passeio em grupo! Ponto para Jampa! Hahaha.

3 Conhecer as praias
Óbvio! hahaha. A cidade em si é toda banhada pelo oceano atlântico e você tem muitas opções de praias lindas… As mais centrais são Manaíra, Cabo Branco, Tambaú e Beça. A Beça é conhecida pelos locais por CariBEÇA, por conta da cor linda do mar, que lembra o mar do Caribe.

Um pequeno pedaço do Lovina, que também é cheio de espreguiçadeiras, redes e palco para shows
As duas famosas são: Tambaba e Coqueirinhos. Elas são imperdíveis mesmo!
Ideal reservar um dia todo para conhecer esse lado! Coqueirinhos tem uma estrutura bem legal de restaurantes (são todos bem simples, mas os preços são ótimos). Bom para ir com crianças.


4 Conhecer as Feiras de Artesanato
Em Tambaú tem a famosa feira de artesanato, que fica super movimentada a noite, com muitas lojinhas e bares. Próximo a essa feirinha, tem o MAP (mercado de artesanato paraibano).

Me perdi durante horas por lá… Afinal, ir a Paraíba e não voltar cheio de rendas, doces e objetos decorativos é tipo ir a Roma e não ver o papa! hahaha.
4 Conhecer o Centro Histórico
Principais atrações:
Forte de Santa Catarina do Cabedelo
Praça João Pessoa (também conhecida como Praça dos 3 Poderes)
Parque Solo de Lucena
Igreja de São Francisco e todo o conjunto Franciscano (como o Convento, Capela e Jardim)
Hotel Globo (vista para o Rio Sanhauá, ótima pedida para o por do sol)


5 Ir ao Farol de Cabo Branco
O farol é conhecido por marcar o ponto mais oriental das Américas.
O monumento em si não é lá grandes coisa #PRONTOFALEI.

Mas vale sim uma visita, nem que seja para admirar a linda vista da falésia! E também para você poder dizer que esteve no ponto mais oriental, né? hahahaha.
Dentro da região (ideal ir de carro, tem estacionamento) existe uma pequena feira de artesanato, lanchonetes e um parque, ótimo para a criançada!

Esqueci de falar um detalhe importantissímo sobre:
paguei 1 REAL no coco em alguns lugares!
Incluindo a praia! Sério gente! 1 Real! Tomei taaaaanta água de coco que nem sei dizer! hahaha
