12 dicas para ter fluência no Inglês

Foto por Gerd Altmann em Pexels.com

A dificuldade para se comunicar em outras línguas está entre as principais razões que impedem os brasileiros de viajar para o exterior, e para aqueles que se jogam nas viagens sem se preocupar, não poder se comunicar adequadamente acaba limitando um pouco a experiência.

Não estou dizendo que você não deve viajar porque não é fluente em inglês, ou que saber ”se virar” não seja o suficiente, meu ponto é: se comunicar com locais, poder ter conversas mais complexas com o concierge do seu hotel ou com alguém que esteja lhe prestanto algum serviço, e conhecer gente de todo canto do mundo vai tornar sua viagem ainda mais interessante, além de evitar muitos perrengues!

E por que escolher o inglês? Com o inglês você vai conseguir se comunicar com mais da metade do mundo, mas se ainda assim você preferir outra lingua, as dicas lhe serão úteis também.

Então, vamos ao que interessa:

1- O fantástico mundo do YouTube

Se você sabe muito ou não sabe nada, aqui vai ter sempre conteúdo em bom nível pra você!

Diversos professores de inglês possuem canal na plataforma, e se você prefere um jeito menos formal de aprender, há vários canais com metodologias diferentes e de pessoas que aprenderam a língua viajando ou morando fora e que dividem suas experiências por lá.

Vou deixar aqui alguns dos meus favoritos, e se você tiver dicas pra compartilhar, deixe nos comentários ;P

  • Learn English With TV Series – perfeito pra quem quer desenvolver o listening e é viciado em Friends!
  • Linguamarina – muitas dicas de como se tornar fluente, melhorar a pronuncia e de como falar de forma mais real e natural.
  • Papa English – gramática ensinada de forma divertida. Impossível não fixar!

2 – Aproveite seu tempo nas redes sociais

A maior dificuldade pra fixar de vez um novo idioma é que nem sempre podemos arrumar as malas e ir passar alguns meses 100% expostos a ele.

Tornar o inglês parte do seu dia a dia, ainda que em pequenas doses, vai te ajudar a aumentar o vocabulário. Pra ajudar neste quesito, siga perfis dos seus temas preferidos nas suas redes sociais, influencers gringos, professores e outros perfis específicos com dicas de gramática ou vocabulário.

3 – Series e programas de TV

Os Streamings, como o Netflix, mudaram nossa forma de assistir televisão e é raro encontrar alguém sem uma conta em algum deles.

Além de todas as vantagens, eles ainda permitem que você assista a maioria das series e filmes com legenda em inglês, o que é ótimo pra quem ainda não está habituado aos sons do inglês ou quer melhorar o listening.

Aprender com seus filmes e series favoritas torna o processo muito mais prazeroso, só não adianta assistir com a legenda em português, comece com ela em inglês e depois retire-a por completo!

4 – Aprenda em Inglês

A gente se esforça muito mais pra entender o que está escrito (ou sendo falado), se o assunto nos interessar de verdade, além disso não é todo dia que queremos estudar gramática ou aprender 10 formas de dizer obrigada rsrs.

Para que o processo seja mais leve, busque aprender sobre assuntos que te prendam a atenção escritos em inglês, seja qual for seu interesse -cerveja, música, um artista, uma cultura, religião, culinária… – certamente encontrará blogs que irão te ajudar.

5- Conheça seu próximo destino em Inglês

Isso sempre foi algo que relutei, afinal, muito mais prático e rápido reunir as informações em português rsrs.

Mas quando a gente deixa a preguiça de lado e parte para as pesquisas em inglês, encontra muita coisa escrita por locais, e muitos pontos de vista interessantes de pessoas com culturas totalmente diferentes da nossa.

6 – Aprenda a cantar suas músicas favoritas

Músicas não são só uma forma divertida de aprender vocabulário, mas também de exercitar os movimentos da boca para desenvolver melhores habilidades na hora de pronunciar longas frases de forma mais rápida e integrada.

7 – Leia livros em inglês

Nas grandes livrarias você encontra clássicos da literatura para aprendizes da língua. Os livros são classificados em básico, intermediário e avançado, e há títulos para todos os gostos.

Outra opção são os e-readers, além da maior diversidade de livros escritos em inglês, muitos deles são integrados a dicionários, assim basta clicar sobre a palavra que não conhece para ver o significado, sem a necessidade de largar o livro pra pegar o celular e olhar a tradução, entrar no instagram sem querer, responder o WhatsApp, e acabar por esquecer de voltar pro livro. rsrs

8 – Configure seu celular pro inglês

Mais uma forma de ter pequenos contatos com o inglês em vários momentos do seu dia, é configurar o idioma do seu celular, computador e os dispositivos eletrônicos que mais usa. Você ainda pode fazer o mesmo com as suas redes sociais e conta do Netflix, por exemplo!

9 – Estude e pratique gramática

Não tem como fugir dela! Por mais que esteja na moda dizer que gramática é o de menos, alguns erros nessa area podem mudar o sentido do que você queria dizer, e te fazer passar por um perrengue ou soar grosseiro!

Você não precisa comprar uma gramática super pesada, tente algo como a English Grammar In Use, da Cambridge University Press. Super leve, resumida e com ótimos exercícios para fixar.

10 – Encontre alguém pra conversar

Essa parte pode ser mais complicada, eu sei! Mas a internet está aí pra conectar e aproximar as pessoas.

Pra te ajuda, vou indicar um site para que você pratique de forma gratuita, entrando em contato com pessoas do mundo todo: o InterPals. Basta se cadastrar, preencher sua língua nativa e a língua que quer aprender, e a pataforma te colocará em contato com pessoas com o mesmo interesse. Podem ser que surjam pessoas querendo praticar português com você, funciona como uma troca.

Se tiver amigos animados e que também queiram desenvolver a fluência, que tal encontros semanais onde o português é proibido?

11- Fale sozinho e grave-se falando

Falar sozinho e narrar mentalmente (ou alto mesmo) o que está fazendo durante seu dia também são ótimas formas de praticar. Descreve seu percurso para o trabalho, os lugares que passa, o que esta vendo ou liste o que vai fazer ou fez no seu dia.

Ajuda mais ainda se você se gravar falando, assim pode ouvir depois, identificar erros e dificuldades e comparar seu progresso.

12 – Mantenha contato constante com o inglês

Mais uma vez, contato frequente ajuda muuuuito! Assista algo em inglês na TV antes de dormir, leia um livro, ouça um podcast do seu interesso no caminho pro trabalho, abra um jornal internacional nem que seja pra ler as principais manchetes da capa, ou acompanhe uma blogueira gringa no YouTube (ou brasileira mesmo, como a Camila Coelho que tem muitos videos em inglês).

Tente encaixar pelo menos um momento por dia na sua rotina!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s