Vamos separar as coisas como devem ser: Bariloche (a cidade em si) não é uma estação de esqui!
Pode estar nevando nela (como normalmente ocorre entre julho e agosto) como pode apenas ter neve nas estações de esqui, que ficam nos arredores ou picos (cerros) da cidade.
Esse foi o caso que pegamos, não havia neve na cidade de Bariloche mas as estações estavam super branquinhas!

A maioria dos brasileiros que viajam até lá se hospedam na cidade de Bariloche e pegam transfer até os cerros (morros, onde fica a estação mais conhecida: Catedral), por isso a confusão de entender essa distinção.
Eu preferi me hospedar em Cerro Catedral e ficar dentro da estação. Acho mais confortável e menos cansativo.
Mas se você quiser economizar, as hospedagens em Bariloche são bem mais em conta e a cidade fica há 40 minutos de carro de Cerro, então é tranquilo fazer o percurso de ida e volta sem grandes problemas. A estrada é super tranquila e, pelo menos nessa época, não precisava correntes nos pneus (como o Vale Nevado no Chile, que é uma subida sem fim). Para Catedral, na verdade, você nem sente que está subindo.
Se você não pretende ir mais de um dia para o Cerro, e só quer ter seu primeiro contato com a neve, pode ficar em Bariloche sem medo. Mas se sua intenção é esquiar mais de um dia e curtir tudo que a estação oferece, hospede-se no Cerro! Garanto que a experiência será infinitamente melhor!

E mais, a estação é muito democrática e tem muitos bares, restaurantes e lojas… Mesmo que você não seja um atleta do gelo como eu hahahahahaha (brincadeira), você vai se apaixonar pelo clima de lá! Tem muitas atividades que vão muito além do esqui.
A estação possui 53 pistas de todos os níveis e 10 escolas de esqui e as aulas podem ser feitas por crianças a partir de 3 aninhos! E tá para nascer coisa mais fofa que ver criança esquiando!
Agora vamos ao que interessa: Dicas do Cerro
Onde ficar:
Não existem muuuuuitos hotéis por lá, pois a área é pequena. Então não quebre muito a cabeça escolhendo a localização do seu hotel. Ficam quase todos na mesma área (bem próximo ao pé da montanha). Perdemos muito tempo com isso e quando chegamos lá, vimos que era muito mais simples do que parecia.

Escolha o que realmente te agradar e bora para o próximo ponto, rs.
Ficamos na Sudbruck Hosteria, um hotel boutique todo de madeira, bem de frente para a montanha.O hotel não tem luxo, é pequeno, estilo cabana, e eu amei!

Deslocamento:

Já estando hospedado em Catedral, todo seu deslocamento será a pé.
Para subir ao cerro, contrate um transfer com antecedência. Fomos direto do aeroporto de Bariloche para o Cerro e contratamos uma van (viajamos em um grupo de 6 pessoas) pelo Decolar.com.
Foi bem prático e quando chegamos já tinha um motorista com uma plaquinha com nosso sobrenome nos aguardando no desembarque. Amo isso haha.
Roupas e calçados:
Sugiro botas de neve para facilitar (solado de borracha com bons antiderrapantes e impermeáveis). Mas como santo de casa não faz milagre, eu mesma não tenho e sempre me viro bem com botas normais, rs.
Já estive em outras estações de esqui em outros países e a questão de camadas de roupas é bem particular de cada lugar. Tem lugares que o frio é de doer, mas na América do Sul em geral, nunca achei o frio congelante. A temperatura variava em torno de zero grau.

Então você vai se virar bem com suas próprias roupas de frio (e com o casaco emprestado da sua amiga rs). A única diferença serão as camadas (entenda melhor aqui:Esportes de Neve pela primeira vez)
Ah, um conjunto de roupas térmicas é sempre uma excelente opção para investir!
Já para esquiar a situação é diferente. Como sempre digo que esportes de neve viciam, e se você pretende voltar mais vezes, invista logo numa calça de ski e em um casaco legal!
Mas se sua ideia é apenas tem o primeiro contato com o esporte e só brincar um pouco, não se preocupe em gastar com isso. Existem inúmeras lojinhas de aluguel de roupas espalhadas em todo o cerro (na cidade de Bariloche também). São dezenas de opções mesmo! E os preços são bem em conta (algo em torno de 15 reais cada peça, por dia).

Na própria loja onde você aluga os equipamentos de esqui você encontra as roupas e botas.
Acesso às pistas – teleféricos e bondinhos
Mesmo que você não esquie e tenha medo, como muitas pessoas, vale a pena pegar um esqui pass para passear de teleférico e ver tudo do alto! A vista é inesquecível.

O pass é um passe que você paga para acessar as montanhas e pistas e em geral são utilizados pelos atletas que sobem de teleférico ou bondinho para descer esquiando.
Existem três teleféricos onde permitido o embarque de quem não esquia:
- Bondinho (Cable Carril)
- Teleférico de cabine fechada (Telecabina Amancay)
- Telesillas Princesa, sequência de três teleféricos (cadeirinha aberta)
No topo da montanha que se acessa através da telecabina, tem um restaurante ótimo! Ideal para comidas rápidas, como hamburgueres com fritas e uma cervejinha (bom, esse foi meu pedido hahaha). Mas o cardápio era bem extenso e tinha muitas boas opções. =)

Onde comer
Além do restaurante do alto da montanha que recomendei exitem muitos outros espalhados pelo cerro. Também não perca a cabeça com isso. Sentiu fome? É só dar uma voltinha e voilà: muitas opções semelhantes… Tudo dependerá do seu gosto e bolso, claro.
O restaurante da Sudbruck, dentro hotel que nos hospedamos, é um dos mais conhecidos de lá, e tivemos um jantar inesquecível nele. Cordeiro assada em cruz, no chão, a forma de preparo típica da Patagônia. Estava de comer rezando!

Um outro lugar que adoramos almoçar (com preço bem em conta) é o Dom Aurelio. O lugar funciona também como escola de esqui, aluguel de roupas, equipamentos e hotel.
Fizemos tudo com eles e estão mais que recomendados! Ah, as empanadas de lá eram surreais de gostosas e tinha ótimos vinhos com bons preços para um après ski!

Não sabe o que é Aprè ski? São baladas, bares e muita gente animada que se junta para beber, petiscar e bater papo, após o fechamento das pistas.
Fora da temporada de neve
Muita gente acaba indo a Bariloche fora da temporada, pois muitas vezes as passagens e hotéis são mais em conta. A pergunta é: vale a pena? Bariloche sim! Tem muitas atividades e paisagens que vão muito além do ski! Mas o Cerro eu tenho minhas dúvidas… Apesar de lá se transformar em pistas de mountain bike e ter muitas atividades de verão, não sei se vale a pena subir para isso… Não vou opinar pois é muito pessoal! Dê uma pesquisada, nesse ponto não consigo ajudar, rs.
Bom, acho que é isso! Resumão para você entender que não há bicho de 7 cabeças. É só ir, curtir e se jogar na neve, sem medo!
Beijos, Bia.
Adorei as dicas Bia … Nesses tempos de COVID e quarentena, estou adorando “viajar” em planejamentos e conhecendo novas opções e oportunidades … Inclusive fica o pedido: já que não estão podendo ir aos lugares e mostrar p/ gente, postem dicas de planejamento ou “perdendo o medo de fazer sem planejamento” kkk
CurtirCurtir
Que bom que gostou!! Já temos um post com muitas dicas para planejar sua viagem!
https://malasaomundo.com/2019/04/02/guia-completo-para-planejar-sua-viagem/
CurtirCurtir
obrigada, lorena! haha boa ideia! Mas confesso que tá ruim até pra mim que sou otimista pensar em planejamento =( Mas vou escrever sobre coisa legal pra gente viajar sem sair de casa rs
CurtirCurtir