Trocando Moeda em Praga

Cidade Velha – Praga

Sim, a República Tcheca faz parte da Zona do Euro, mas não adotou a moeda. Por lá usa-se a Coroa Tcheca, e trocar seus Euros por ela pode não ser a melhor opção!

Muitas casas de câmbio da cidade cobram taxas absurdas na hora de trocar seus ricos Eurinhos, outras contam com nossa distração, com nosso pouco conhecimento sobre a moeda local, e algumas vezes com as dificuldades na comunicação para mascarar algumas taxas enquanto exibem cartazes de que não cobram comissões.

E você precisa ficar de olho, essas taxas podem comer 42% do sem dim dim.  Isso mesmo, não é erro de digitação, e não esqueci de usar vírgula entre os dígitos.

Antes de tudo: Que moeda levar para trocar em Praga?

Normalmente o turista que vai a Praga visita outras cidades na Europa, então a melhor moeda para sair daqui é o Euro. Encontrar Coroas Tchecas no Brasil não é tarefa fácil. 

Agora, se tem dólares sobrando em casa, aproveita para levá-los! Serão muito bem aceitos e você encontrará boas taxas de conversão.  

IMPORTANTÍSSIMO:  Nem pense em fazer câmbio no aeroporto!!

Em lugar nenhum do mundo (se eu estiver errada, pode me contar) o aeroporto é um bom lugar pra se trocar moedas! Normalmente as taxas são altas e a cotação desfavorável. Então, nem pense nessa possibilidade!

Se sua preocupação é como vai sair do aeroporto, pagar o IOF do cartão para comprar o ticket do ônibus + metro (a melhor forma de deixar o local) vai te custar muito menos do que converter seus Euros, pode apostar! 

Fique atento:

   Cuidado para não trocar muita moeda! Você não vai querer voltar pra casa com uma moeda difícil de passar pra frente, e nem fazer o câmbio mais uma vez antes de deixar a cidade, já que a vantagem nunca está do nosso lado nessa hora. 

Como usei ”moeda” em Praga

    A maior parte dos locais aceitam cartão de crédito, mesmo com o IOF alto que pagamos essa opção pode ser muito boa já que ”perdemos” dinheiro para trocar Euro aqui, e depois novamente para trocar os Euros por Coroas Tchecas por lá.

Troquei apenas 50 Euros por dinheiros tchecos, que usei para ir ao banheiro (sim, você vai precisar pagar para usá-los) e comprar uma coisinha ou outra em barquinhas de rua que não aceitavam cartão.

As atrações, transporte público e alguns restaurantes paguei com o cartão de crédito, outros restaurantes paguei em Euros mesmo, boa parte deles aceitam a moeda sim! Você só precisa ter atenção à conversão entre as moedas que o estabelecimento faz (normalmente está exposta), para calcular se será melhor pagar com o cartão ou com Euros.

No momento que precisei trocar alguns Euros não estava perto das sugestões que vou deixar neste post, entrei em algumas casas de câmbio para escolher a melhor (a variação de uma pra outra chegou à 300 Coroas no total).

Na última que entrei, tentei sair 3x e a mocinha me chamava de volta da porta com uma nova proposta. Da última, me perguntou quanto eu queria nos 50 Euros, quando eu falei respondeu que aquela cotação ela só faria pra 100 Euros. Mostrei a nota de 50 e disse que era tudo que eu tinha. Colou rsrs. Ou seja, se estiver ruim, tente barganhar!!

Algumas boas opções de casas de câmbio em Praga

    Sim, tem várias casas de câmbio que você pode confiar, e você não precisa sair tanto assim do buxixo:

  • Alfa Prague – change www.alfaprague.cz  – Republiky 1078/1, 110 00 Praha 1-Nové Město, Tchéquia – está entre as que possuem melhor taxa de câmbio. 
  • Exchange.cz   https://www.exchange.cz  Nám. Franze Kafky 2, 110 00 Staré Město, Tchéquia – também possui muito boa taxa de conversão! 
  • Foreign Exchange – 1, Staré Město, 110 00 Praha 1, Tchéquia- Vantajosa pela localização, honesta, mas a conversão não está entre as melhores. Uma boa pra trocar pequenos valores se precisar de coroas para comer em uma barraquinha de rua, por exemplo. 
  • Směnárna Praha – Senovážné nám. 977/24, 110 00 Praha-Nové Město, Tchéquia – próxima a estação de trem
  • Exchange places in Golden Eagle hotel – Karlova 170/5, 110 00 Praha-Staré Město, Tchéquia – também oferece uma das melhores taxas de conversão.  

Dica extra

Não consegui confirmar essa informação, mas li em alguns lugares que no Starbucks Cafe você pode pagar em Euros e pedir o troco em Coroas, e que a conversão é justa. Se você tentar essa alternativa, me conta aqui em baixo! 😉

3 comments

Add Yours
  1. Lora

    Nossa, é bem chato ter que lidar com essas questões quando nossa cabeça só está querendo descansar e passear. E as casas de câmbio se aproveitam da nossa falta de paciência para procurar. Vou deixar esse conteúdo salvo aqui para facilitar quando eu for… Obs.: Também estou curiosa nessa dica extra!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s