Praga: guia da primeira vez

Old Town

  A capital da República Tcheca tem um população de 1.3 milhões de habitantes e encanta pelas construções medievais e seus famosos telhadinhos vermelhos. 

   Se vai visitar a cidade pela primeira vez, esse guia vai te ajudar a entender melhor a cidade!

A mais importante cidade a região da Boêmia já foi morada dos Celtas, fez parte do Império Sacro Romano, do Império Austríaco, foi a capital da antiga Tchecoslováquia, sofreu com anos de comunismo pós guerra, e tornou-se a capital da República Tcheca em 1993.

O resultado disso: uma cidade de construções lindas que sobreviveram a muitas guerras, um povo simpático e alguns das melhores cervejas do mundo!

Documentos de viagem

    Brasileiros precisam apenas de passaporte válido para entrar no país. 

    A União Européia (sim, o país é membro da UE) exige ainda que você tenha o seguro viagem de acordo com as normas do Tratado de Schengen (cobertura mínima de 30 mil Euros), e um comprovante de sua passagem de retorno pode ser exigido na imigração. 

Moeda na República Tcheca

   Embora a República Tcheca faça parte da União Européia, ela não adotou o Euro. O país tem sua moeda própria, a Coroa Tcheca, e encontrá-la no Brasil é bem difícil! 

   Muitos restaurantes aceitam o Euro, mas nem sempre fazem uma conversão favorável, e muitas casas de câmbio não são confiáveis, você precisa estar de olho!

   Neste post você pode conferir dicas de como trocar moeda e que moeda levar! 

Língua na República Tcheca

    O idioma por aqui é o Tcheco, mas se você fala inglês, não terá problemas para se comunicar! 

   Como ir do aeroporto para a Cidade Velha

    Um serviço com má fama no país é o serviço de Taxí! Além de caros, há muitos motoristas sem licença na cidade e muitos relatos de pequenos golpes. Se quer ir para o seu hotel de forma mais confortável, o Uber é a melhor opção.

   Já se quer economizar tempo e dinheiro, o transporte público é muito eficiente e simples, e foi a minha escolha! 

    Logo em frente ao desembarque do terminal 2 (saída D) você vai encontrar o ponto do ônibus 119 que te levará até a estação de metrô Nadrazi Veleslavin. No ponto há máquinas para a compra do bilhete que pode ser feita com cartão de crédito – NÃO TROQUE DINHEIRO NO AEROPORTO!! Você precisa comprar o bilhete com duração de 90 minutos. 

    Bilhetes em mãos, você tem que validá-lo antes de embarcar no ônibus. O ponto final do ônibus é onde você pegará a linha A (verde) do metrô (estação Nadrazi Veleslavin), logo que descer verá uma escada comum, não se assuste, logo a frente há uma escada rolante que facilitará sua vida já que estará com suas malas. 

   Pronto, é só descer próximo ao seu hotel!!
Obs: Em outubro de 2019 o ticket custava 32 Coroas.

Quando ir para Praga 

    O verão Europeu é beeeem quente, e o inverno por lá beeeem rigoroso. Se não curte os extremos, a primavera e o outono são as estações mais indicadas. 

    Agosto é mês de férias em vários países europeus, o que aumenta os preços e o movimento nas atrações. Falando em movimento, Praga é uma das cidades que mais recebem turistas na Europa, fui fora de temporada e achei beeem cheia, nem quero imaganar como fica a Charles Bridge na alta-temporada rsrs.

    A minha dica é: a Europa fica muito mais bonita colorida com as cores do outono!    ;P

Onde se hospedar em Praga

Praga vista do Castelo de Praga

  Praga 1 é onde estão a maior parte das atrações turísticas, a região não é muito grande, você poderá fazer muita coisa a pé, e para outras, o transporte público te atenderá muito bem! 

Transporte Público em Praga

A cidade possui transporte público eficiente e barato!

   Você encontra máquinas para comprar tickets nas estações de mêtro, e estes são válidos para trans e ônibus também. 

   A compra pode ser feita em dinheiro ou cartão, e há opcão de bilhetes de 30 minutos, 90 minutos, 24 horas e 72 horas. Basta fazer as contas e escolher o melhor pra você! (Em outubro de 2019 os valores eram respectivamente 24CZK, 32CZK, 110CZK e 310CZK.)

Onde comer em Praga

    Acessei muitas informações de locais antes de viajar com dicas de restaurantes fora da área turística e com preços melhores. Mas, no fim das contas, somos turistas e queremos estar é no buxixo, ou tomar cerveja com uma bela vista da cidade!  rsrsrs

    Praga não é uma cidade cara, e ainda que esteja por perto da praça central, encontrará opções boas com preço justo. E, assim como em boa parte da Europa, o cardápio estará do lado de fora e você pode decidir na hora se a opção lhe é ou não conveniente. 

    Fica aqui a dica de dois lugares que gostei muito: 

Na Ovocném Trhu

Passei na frente sem querer, e as mesinhas ao ar livre me chamaram. Grata surpresa! Comida típica muito boa, e atendimento também. O restaurante permite pagamento em Euro.

endereço: Ovocný trh 568, 110 00 17, Tchéquia

Lokal 

Comida típica, o maior atrativo por lá é a cerveja! O bar, que mantem muito da decoração imposta durante o regime comunista, lota no final do dia.

endereço: Dlouhá 33, 110 00 Staré Město, Tchéquia

As principais atrações de Praga

  • Charles Bridge
Charlie Bridge

A construção da ponte teve início no ano de 1357, no dia 9 de julho, e a primeira pedra foi colocada às 5:31, e estes não são números aleatórios, o momento exato do início da obra foi baseado em numerologia, a sequência numérica se mantêm igual ainda que lida de trás para frente 1357 9/7 5h31. O rei Carlos IV, muito supersticioso, queria construir uma ponde que não fosse levada pelas chuvas ou pelas águas do Rio Vltava, como era comum na época.

Lenda ou não, deu certo! Mesmo tendo sido parcialmente destruída algumas vezes, a ponte não só venceu as águas, como também passou guerras e continua lá!!
Atravessá-la, e apreciar suas 30 estátuas é passeio obrigatório!

E já vá sabendo: se tiver a expectativa daquela foto maravilhosa sem mil pessoas ao fundo, vai precisar acordar muito muito cedo e ainda dar sorte rsrs

  • Castelo de Praga
Catedral de St Vitu

O Castelo de Praga é o maior castelo do mundo, e onde você vai aprender sobre o início da história de Praga.

     Mais do que o castelo, a área é um complexo bem grande, com prédios e ruazinhas charmosas que se conectam, o ponto mais bonito (além da vista que se tem da cidade), é a Catedral de St Vitu.

Para informações de horários e ingressos visite o site, e para evitar a fila, compre o ingresso online!

  •  Praça da Cidade Velha
Old Town Square

    É a mais bonita praça de Praga, e onde você verá a Igreja de São Nicolau, o relógio astronômico, o Kinsky Palace, a prefeitura da Cidade Velha  e um dos maiores cartões postais da cidade, a Igreja de Nossa Senhora diante de Tyn. No centro da praça está a estátua de Jan Huss, pensador e reformador religioso. 

  • Relógio Astronômico
Relógio de Praga

O mais famoso relógio medieval do mundo tem mais de 600 anos, e é uma das principais atrações da cidade.

  • Petrin Hill

   Lindo parque onde há uma réplica, em menor escala, da Torre Eiffel, e de onde tem-se uma bela vista da cidade. A subida pode ser feita à pé ou de funicular.

Praga vista do Petrin Hill
  • Dancing House  
Pilsner Urquell na Dancing House

    Quase tirei o prédio (que abriga um hotel)  do meu roteiro, por sorte eu acabei indo! O bar que fica no roof top tem uma das melhores vistas da cidade! 

    A entrada é pela recepção do hotel, e se você consome qualquer drink ou cerveja não precisa pagar nada pra subir! 

  • Powder Tower 

   A torre era uma das 13 entradas da Cidade Velha na época das muralhas medievais, para subir são cobradas mil coroas, e a bilheteria fica no primeiro andar da torre.

Logo em frente você encontra a Casa Municipal, local onde a independência do país foi proclamada, e ao qual pode-se fazer uma visita guiada. 

  • Malá Strana
Mala Strana – Praga

   O bairro fica do outro lado da Charles Bridge e possui belas construções como o Palácio Lichtenstein, a prefeitura de Malá Strana e a Igreja de St Nicholas (sim, a mais e uma na cidade!)

    Também é possível visitar o parque Kampa, e almoçar em de seus restaurantes com vista para a mais famosa ponte da cidade. 

  • Letensky Park
Letensky Zamecek – Beer Garden

Um parque maravilhoso frequentado por muitos locais e poucos turistas! A atração principal é o Beer Garden com cerveja barata, banheiros gratuitos (em praga muitos são pagos rsrs) e uma vista de tirar o fôlego!

Você pode ir a pé desde a Praça da Cidade Velha, ou pegar um ônibus (8,26, 91 ou 96) até a parte mais alta do parque e descer a pé até o beer garden.

COMPRAS EM PRAGA

  • Parizska Street

A rua abriga lojas de luxo, e possui fachadas lindas e uma atmosfera incrível. Lembra exatamente a cidade da qual leva o nome, Paris.

  • Na Prikope

É nesta rua que você encontrará lojas queridinhas dos brasileiros como Zara, H&M, Pandora, Mango e a New Yorker, famosa pelos preços baixos.

Espero ter ajudado, te convido a visitar o instagram do Malas ao Mundo e assistir os stories que salvei mostrando um pouco de Praga!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s