Neuschwanstein: o mais belo Castelo da Alemanha

Tudo o que precisa saber antes de ir até Neuschwanstein, e dicas para incluir Füssen em seu roteiro!

Um verdadeiro conto de fadas! É fácil entender como esse lugar chamou a atenção de Walt Disney, inspirou a construção do Castelo da Cinderela, e ainda é o ponto turístico mais visitado da Alemanha!

Antes de eu falar sobre como ir, um pulinho na história: o Castelo de Neuschwanstein  foi construído pelo Rei da Baviera Luís II, que cresceu na região, seu pai tinha um Castelo bem ali pertinho, o Castelo de Hohenschwangau, e que você pode conhecer na mesma visita.

Castelo Hohenschwangau

Luís II era conhecido por sua excentricidade, um Rei que não quis se casar (não deixar sucessores para o reino é um problema em uma família real) , que não gostava de compromissos sociais e terminou morrendo de uma forma que nunca pôde ser explicada.

Neuschwanstein começou a ser construído para ser seu refúgio perfeito na região que cresceu e amava, mas com o objetivo de ser muito maior e suntuoso do que o Castelo de seu pai, os gastos na construção foram tantos que o Rei foi considerado insano e preso em seu Castelo. Luís II morreu antes do final da construção, e parte de seus planos para a obra nunca foram realizados.

COMO VISITAR NEUSCHWANSTEIN 

O número de visitantes diário é limitado no Castelo, as visitas são guiadas, tem hora marcada e duram em torno de 30 minutos. Não se atrase, pois se não estiver na porta quando seu número aparecer no painel você perderá o ingresso!

Da bilheteria até a porta do Castelo de Neuschwanstein há uma subidinha boa, e o trajeto pode ser feito de ônibus (e ainda assim sobrará um pedacinho que você precisará caminhar, de charrete ou a pé. Você precisa considerar o tempo de subida na hora de escolher o horário da sua entrada.

Escolhemos subir a pé, e foi uma delícia, a paisagem é maravilhosa. A subida levou cerca de 35 minutos em um ritmo ok… nem passeando, nem andando rápido demais.

Se optar pelo ônibus, planeje-se, pois pode haver bastante fila pra embarcar, e tomar bem mais tempo do que você esperava.

E depois que descer de volta, uma paradinha no lago é obrigatório, se estiver com tempo pode dar uma volta de pedalinho! Na alta temporada há restaurantes abertos com vista para o lago.

Ingressos para Neuschwanstein:

A quem vá até o Castelo só para ver seu exterior, que é um sonho, mas seu interior não fica nada pra trás: é maravilhoso, imperdível mesmo! Também comecei a planejar a visita pensando só em ver a parte de fora, e thank God, eu entrei!!

Vista do Castelo – não é permitido fotografar seu interior

Na alta temporada a fila para comprar o ticket pode ser muito grande, e eles podem se esgotar antes do horário do almoço. Para não perder a viagem, e nem pagar muito mais caro comprando em empresas de turismo, você pode fazer a reserva do ticket no site oficial do Castelo.

Para reservar é cobrada uma taxa de 2,50 Euros por ticket, e você precisa fazer isso com mais do que 2 dias de antecedência já que é necessário tempo hábil para que sua solicitação seja respondida. Como os ingressos tem hora marcada, pode ser que você receba uma resposta com uma sugestão de horário diferente da que você pediu inicialmente.

Chegando na bilheteria, você comprará o ticket reservado em uma fila separada!

Bilheteria

Se optar por visitar também o Castelo de Hohenschwangau, poderá comprar o ingresso que dá direito aos dois castelos por um valor com desconto. Também há um ônibus que te leva até Hohenschwangau,

Fui na segunda quinzena de outubro – Outono, a estação mais linda de todas – e não fiz a reserva pois queria garantir que a visita seria em um dia de sol. Cheguei a bilheteria por volta das 10:30 da manhã, e consegui agendar a visita paras às 12:00, sem muita espera ou transtorno.

Como chegar ao Castelo de Neuschwanstein:

A maior parte dos visitantes de Neuschwanstein sai de Munique e faz um bate e volta, exatamente como fizemos.

Você pode alugar um carro ( vai precisar traduzir sua CNH para o alemão ou ter a PID – Permissão Internacional para Dirigir, emitida pelo Detran do seu estado) para fazer o trajeto com mais conforto, mas terá que pular a cerveja; ou pegar um trem de Munique até Füssen.

Escolhemos o trem, a parte ruim é que é um trem regional, para em muitas estações durante as 2 horas de percurso.

Logo que você sai da estação, os ônibus 73 e/ou 78 que levam ao Castelo já estarão aguardando para partir, é só seguir o fluxo que muitos outros turistas estarão fazendo o mesmo trajeto. O percurso ida e volta sai por 4.80, e você paga direto ao motorista.

ônibus 73 e 78 para o Castelo

O ônibus leva cerca de 20 minutos até o Castelo, após descer é só caminhar por menos de 5 minutos até a bilheteria! Lembre-se: considere todo o tempo de trajeto para não perder sua visita ao Castelo (trem + ônibus + bilheteria + trajeto até a entrada do Castelo).

Se quiser economizar no trem, opte pelo Bayern-Ticket, um ticket que pode ser usado por grupos de até 5 pessoas, pode ser comprado pouco antes do embarque e garante uma bela economia.

O Bayern-Ticket permite que você faça múltiplas viagens em trens regionais durante sua validade, ou seja, você vai e volta com o mesmo ticket. A parte ruim é que de segunda à sexta você só poderá embarcar com esse ticket após às 9 da manhã, e a partir desse horário o primeiro trem para Füssen sai as 9:50, logo você chegará lá quase 12:00 e seu dia será mais curto.

Bayern-Ticket para duas pessoas – 32 Euros

Só não esqueça de colocar os nomes dos passageiros, há multa para quem não preenche corretamente!!

Como eu queria aproveitar o dia e garantir a compra do meu ingresso sem transtornos ou grandes filas, comprei o ticket regular de trem, e saí de Munique às 07:50, o que meu deu tempo suficiente para conhecer a encantadora Füssen.

Füssen – Alemanha

Füssen é a primeira cidade da famosa Rota Romântica (ou a última se você começar de cima para baixo rsrs) que totalmente vale mais de que um bate e volta, se estiver com tempo, há hotéis muito charmosos na região e montanhas para ski, se estiver indo no inverno.

Assim como outras cidades da Rota Romântica, Füssen tem seu centrinho histórico e toda a atmosfera de conto de fadas que a região da Baviera oferece como nenhuma outra!

Perca-se pelas ruas, almoce em um de seus restaurantes de culinária tradicional e feche o dia em um de seus aconchegantes cafés antes de voltar à Munique.

Escolhi o Gasthof Krone para o almoço, com decoração e culinária inspiradas no período Medieval, mesinhas na calçada e uma comida deliciosa e super bem servida!

Antes de chegar à estação de trem, parei para matar o tempo até o horário do meu retorno e também para a sobremesa e um cafézinho no Hotel Schlosskrone, uma delícia!! Escolhi um Cheese Cake que amo (e estava uma delícia), mas as opções são diversas.

Hotel Schlosskrone

O centro da cidade é coladinho na estação de trem, onde o ônibus que sairá do Castelo te deixará de volta!

Se estiver de passagem, há armários para as malas na estação de Füssen!!

Pra ver um pouco mais da minha visita, corre lá no insta @malasaomundo que salvei um destaque só com a visita ao Castelo de Neuschwanstein!! Garanto que seu dia no Castelo será inesquecível!!

2 comments

Add Yours
  1. Lora

    Que sonho não só de castelo, mas de cidade! Super me deu vontade de conhecer … Como foi a barreira do idioma na cidade menor? Teve? Ou eram habituados ao inglês?

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s