Munique: guia da primeira vez

Onde ficar em Munique? Onde comer? Como se locomover? Este guia vai te ajudar a entender a cidade e responder as dúvidas que surgem na hora de planejar sua viagem!

Nenhum comentário

Tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem para Munique, e aproveitar – muito – seus dias por lá!

Cartão Postal de Munique - prefeitura arquitetura gótica
Prefeitura Nova Munique

Munique é a terceira cidade mais populosa da Alemanha, e a mais forte economicamente. Até o século XVIII, a cidade era cercada por uma muralha medieval, derrubada pela necessidade de se expandir seus limites devido ao crescimento.

Três das quatro entradas da cidade murada ainda podem ser vistas: Karlstor, na Karlsplatz, Sendlinger Tor, localizada ao sul da cidade, próxima à estação de metro de mesmo nome, e Isartor, mais ao leste da cidade. É dentro da antiga cidade murada que estão a maior parte das atrações e comércio de Munique.

Alemães são práticos e gostam de agilidade! Não fique parado do lado esquerdo da escada do metro, só entre na fila quando souber o que deseja pedir, não atravesse fora da faixa e não obstrua a calçada! E também não encare isso como falta de cordialidade… são esses comportamentos que fazem as coisas fluírem de forma rápida e organizada por lá!

Documentos de Viagem

Para entrar na Alemanha você só precisa de passaporte válido! Recomenda-se que a data de validade seja pelo menos 6 meses posterior à data do seu retorno!

Quer dirigir na Alemanha?

Alugar um carro é a melhor opção se você quer fazer a Rota Romântica! Segundo informações do site da embaixada alemã, você vai precisar ter a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que você tira no Detran do seu estado, ou mandar fazer uma tradução juramentada da sua CNH ( o que pode sair mais barato).

Qualquer uma das opções, você precisa portar sempre junto ao documento original.

Não aluguei carro pois como minha CNH já estava muito perto do final da validade, não compensava gastar dinheiro com a PID (ela tem a mesma validade da CNH), duraria poucos meses. Usei o trem para visitar cidades vizinhas, a parte boa: da pra tomar cerveja à vontade!!

Para não ter que pagar pelo aluguel do GPS, e já chegar conectado, compre seu chip em reais e parcelado!! A melhor parte, é que o chip vai funcionar em diferentes países do seu roteiro!

Língua em Munique

Ruas de Munique
Ruas de compras em Munique

Essa não é novidade: alemães falam alemão! oooh E se você consegue se comunicar bem em inglês, não terá problemas!!

Conhecer algumas palavrinhas em alemão pode te ajudar bastante a entender a sinalização e se locomover de trem!

  • Saída = aussteigen
  • Entrada = einlass
  • Bahn = trem
  • Fenster = janela
  • Gang = corredor
  • Gleis = plataforma
  • Halt – Parada
  • Platz = numero do seu acento no trem
  • Wagen = vagão

Moeda

A Alemanha é membro da União Européia e adota o Euro como moeda.

Como ir do aeroporto de Munique para a cidade

O aeroporto de Munique fica a quase 40 quilômetros do centro, um taxi pode chegar perto dos 90 Euros, se quer economizar, uma ótima opção são os ônibus da  Lufthansa. Você pode comprar o ticket na hora, ou pelo site.

Outra opção que vai poupar seu dinheiro é o trem! As linhas S1 e S8 te levam até a estação central. Os tickets podem ser comprados nas máquinas e pagos com cartão de crédito, se estiver em grupo, olhe as opções de tickets para até 5 pessoas, vai economizar mais ainda!!

Quando ir para Munique

Munique pode ser visitada em qualquer época do ano! Mas, algumas épocas podem te proporcionar momentos especiais, como o final de setembro, quando ocorre a Oktoberfest (sim, não é em outubro!), o mês de dezembro, quando a Marienplatz está decorada para o Natal e você pode visitar as feiras de Natal, e os meses mais quentes do ano, quando você poderá aproveitar os Biergärtens.

Banda típica alemã na cervejaria Hofbrauhaus
Banda na Hofbräuhaus

Onde se hospedar em Munique

A maior parte das atrações de Munique estão no centro da cidade – a antiga cidade murada, logo, essa é certamente a melhor área para você se hospedar, mas também a mais carinha! Se fizer suas pesquisas com antecedência, ou estiver viajando em baixa temporada, poderá encontrar bons negócios por aqui!

A segunda melhor opção, e com um custo melhor, é a área próxima à estação de trem de Munique. Vou logo te avisando, quando começar a ler a opinião das pessoas sobre os hotéis e a região, vai encontrar muitas opiniões negativas, e carregadas de preconceitos! Então pondere e não se deixe levar por boa parte delas.

Assim como acontece no entorno de estações de trem por todo o mundo, irá ver muitos estrangeiros (inclusive, você será um deles rsrs) e alguns refugiados, mas também verá muito policiamento e não se sentirá inseguro! A prova disso é que grandes redes de hotéis estão instaladas por ali.

Essa foi a área que escolhi para me hospedar, fiquei no Aloft Hotel da rede Marriott, bem em frente a estação de trem, o que facilitou muito minhas chegadas e saídas da cidade. De lá até a Karlplatz são 5 minutinhos de caminhada, boa parte delas por dentro de um shopping subterrâneo que você acessa pela escada do metro. Esse shopping possui um supermercado, que quebra um bom galho na viagem, além de diversas lanchonetes e lojas.

A partir da Karlplatz você já está dentro do centro histórico de Munique, e nem sente a distância entre os pontos!

Transporte Público

Suas pernas serão o melhor transporte na área da antiga cidade murada, se quiser economizar um passos, o metro vai te ajudar. Há tickets de um dia, o que pode ser bastante útil para os dias que for visitar áreas mais afastadas da cidade.

Com o mesmo ticket, você pode pegar os ônibus também!

Onde Comer

  • Augustiner

A mais antiga da cidade, instalada por lá há pelo menos 700 anos, e a queridinha entre os alemães. Foi com certeza a minha favorita! Visitei a unidade na lateral da Frauenkirche, e foi tudo maravilhoso: atendimento, comida alemã e a cerveja, obviamente!

Não visitei as demais unidades por falta de tempo, porque, com certeza teria voltado inúmeras vezes!!

  • Hofbräuhaus
Cerveja alemã na Hofbrauhaus
Hofbräuhaus Munique

A cervejaria é a queridinha entre os turistas, e tem clima de Ocktoberfest durante o ano inteiro, com bandinha típica, garçons – e até mesmo alguns clientes – em trajes típicos e os chopps na caneca de um litro.

Por ser bem turística, está sempre lotada e peca no atendimento, mas ainda assim não dá pra ir em Munique sem passar por lá!!

  • Viktualienmarkt
Viktualienmarket Biergarten
Viktualienmarkt

Outro local delicioso para descobrir os sabores de Munique, é o Viktualienmarkt, um mercado a céu aberto – tipo uma feirinha -que também possui seu Biergärten para curtir uma cerveja alemã ao ar livre, durante os meses mais quentinhos do ano.

  • Biergärten
Casa de cha, English Garten
Biergärtens English Garden

Há vários Biergärtens em Munique, o meu favorito foi o do English Garten, que fica pertinho da casa de chá japonesa, e além das pequenas canecas de 1 litro de cerveja rsrs, você também encontrará boas opções de comida tradicional alemã – e o joelho de porco por aqui também é uma delícia!

  • Rischart da Marienplatz
Cafe com vista para a Marienplatz
Vista da Rischart da Marienplatz

Dizem que sou exagerada demais, mas foi o melhor AppleStrudel da minha vida! Rsrsr E olha que não sou fão do doce! Pedi acompanhado do Bavarian Cream, apesar de bem gostoso, achei dispensável.

Doces lindos, opções de lanches e almoço, e a vista incansável da prefeitura!

  • Empório Dallmayr

A mais famosa delicatessen de Munique, com mais de 300 anos de tradição, era a responsável por muitos dos doces que serviram a Corte Real da Baviera. Você vai encontrar doces lindos, vinhos, queijos, um bistro e diversas opções para qualquer hora do dia.

Se quiser um pouco mais de sofisticação, o restaurante, que fica ao lado, tem duas estrelas Michelan, e cardápio com influência da culinária francesa.

Se cansou de comida alemã, ou não curte muito? Munique tem uma filial do famoso Eataly, e se quiser economizar comendo muito bem, procure uma unidade do Vapiano, um italiano cheio de opções de massas, saladas e risotos!

Principais atrações de Munique

Marienplatz

Marienplatz vista panoramica
Marienplatz

A praça principal da cidade é onde fica seu cartão postal, a prefeitura nova (Neue Rathaus). Não importa quantas vezes você passe pela Marienplatz em seus dias na cidade, vai sempre achar que está ainda mais bonita, e precisa de mais uma foto! 

Rathaus-Glokenspiel é o famoso relógio do prédio da prefeitura que toca todos os dias às 11, 12 e 17 horas (salvo no inverno, quando a menos horários. Um encanto ver sua ”dança” e ouvir sua música. Programe seu passeio pela área considerando esses horários.

English Garden 

English Garden

O parque é enorme e lindo, se quiser percorre-lo todo, sugiro uma bike! É lá que você encontrará os surfistas de Munique e onde está o melhor Biergärten da cidade.

Surfistas de Munique
Surfistas de Munique

Palácio Nymphenburg

Jardins do Palácio Nymphenburg em Munique
Palácio Nymphenburg

residência de verão da família real tem um jardim enorme e lindíssimo. Mesmo ficando mais afastado do centro de Munique, chegar de ônibus é simples!!

Durante o verão, é possível fazer um passeio de gôndola pelo canal que corta o jardim. 

O palácio em estilo barroco abriga o Museu do Palácio e o Museus das Carruagens Reais.

Residência de Munique

residência oficial dos reis da Baviera é o maior palácio urbano do país, e como outros pontos da cidade, precisou ser parcialmente reconstruído após a Segunda Guerra Mundial.

O Antiquário, a Galeria Ancestral, a capela privativa do Duque Maximilian I, e a a Igreja de Todos os Santos foram as minhas partes favoritas!!

Frauenkirche

A maior igreja de Munique é uma atração turística imperdível, independente da sua religião. As colunas da igreja foram dispostas de forma que as janelas não são vistas da entrada.

Diz a lenda que o coisa ruim foi até lá durante a construção tentar atrapalhar, parou na porta e não viu janelas, logo concluiu que não seria uma igreja e deixou o arquiteto trabalhar. Quando voltou ao local depois da obra pronta, e viu o templo sagrado, ficou furioso e onde bateu seu pé no chão ficou a marca da pegada.

Outra curiosidade: a legislação não permite que nenhum prédio em Munique seja mais alto do que as torres da igreja.

Museu da BMW

Museus BMW em Munique ALemanha

Munique é a casa da luxuosa marca de automóveis, e no museu da BMW você poderá conhecer mais sobre a história da marca e ver seus primeiros modelos.

Bem pertinho do museu, está um showroom gigante da BMW com os últimos modelos de carros e motos, e você pode pagar por uma experiência na direção de uma das mais incríveis máquinas.

Parque Olímpico

Showroom da BMW
Torre Olímpica e Showroom da BMW

O Parque Olímpico que sediou as Olimpíadas de Verão de 1972 é bastante utilizado pelos locais, e fica colado no showroom da BMW.

E lá que está localizada a Olympic Tower, de onde pode-se ver todo o parque, e, se o tempo estiver bom, os Alpes! O aquário de Munique também fica no parque.

Allianz Arena

Os fãs de futebol podem conhecer o estádio do Bayern de Munique, o museu do clube e quem sabe até assistir a um jogo!

Embora seja afastado da cidade, é simples chegar lá de metro (U6)!

Outros Museus Alemães

Se curte museus, dois outros museus imperdíveis que a falta de tempo não me permitiu visitar, mas que estão na minha lista para uma futura visita são: o Museu Nacional da Baviera e o Museu Alemão (de ciência e tecnologia).

E aí, quando você embarca para Munique?? Volta pra nos contar o que achou, combinado?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s