
Um bate e volta é a melhor coisa pra quem não quer arrumar e desarrumar malas durante a viagem, e saindo de Munique é possível fazer algumas boas viagens de um dia e conhecer cidades incríveis na Rota Romântica Alemã.
Claro que alugar um carro, fazer tudo no seu tempo, e escolher lugares diferentes para passar a noite também é uma ótima opção, talvez a melhor, mas se você não abre mão de uma cerveja pelo caminho, se não dirige, ou se quer economizar, ir e voltar no mesmo dia, de trem – e com a possibilidade Bayern-Ticket é a opção certa pra você!!
Mas, perae: O que é o Bayern-Ticket?
O Bayern – Ticket é um ticket que te permite fazer viagens ilimitadas em trens regionais (NUNCA para os trens IC, EC, ICE, D, RJ, TGV ou trens noturnos CNL, EN), durante o dia em que ele é válido, por toda a Baviera e também pode ser utilizado por quem vai até Salzburg. Nos finais de semana o ticket pode ser usado em qualquer horário, dias de semana, sempre após as 9 da manhã – então se precisa começar o dia bem cedo, essa parte pode atrapalhar, principalmente dependendo do horário do primeiro trem após as 9.

Para uma pessoa, o ticket pode não ter o preço mais atraente (26 Euros em 2019), mas se está em grupo, ele é imbatível! Cada pessoa extra, até o limite de 5 pessoas, vai custar cerca de 8 Euros a mais. Outro benefício do Bayern – Ticket é que, na data em que ele está válido, você pode usar o transporte público da cidade que está visitando!
Comprar o ticket também é bem simples e você não precisa de antecedência – o que também é ótimo pra quem quer garantir o passeio em um dia de sol, por exemplo. É só chegar um pouquinho mais cedo na estação, e ir até uma das máquinas de venda de bilhetes!
Só cuide sempre pra não entrar no trem errado, e não esquecer de preencher o nome dos passageiros no bilhete, ou poderá tomar uma multa – tem fiscalização mais de uma vez por viagem!!
Agora que já conhece o Bayern-Ticket, para onde ir??
Rothenburg ob der Tauber

A cidade medieval melhor conservada do país te faz sentir em um filme de Robin Hood! Uma caminhada pela muralha é imperdível, além de experimentar os famosos Schneeball (os mais famosos são os da confeitaria Zuckerbackrei) e uma passadinha na loja de Natal Kathe Wohlfahrt – um sonho para os amantes da melhor época do ano!

Pra chegar lá de trem você vai precisar da ajuda do Google Maps, pois fará algumas baldeações no caminho! A melhor opção é já sair daqui conectado.
Compre seu chip em reias e parcelado antes de viajar!
Nuremberg

A terra do Playmobil é outra encantadora cidade de arquitetura medieval e com a cara da Alemanha que temos em nosso imaginário! Se estiver com tempo, fique por lá pelo menos uma noite, pois há bastante o que ver.
Se perca pelo antigo centro, e não deixe de visitar o Castelo de Nuremberg, a Vila dos Artesões e as memórias do período Nazista, ou faça ainda melhor: vá em dezembro, e visite o Mercado de Natal!
Fussen

A cidade vizinha ao mais lindo castelo da Alemanha é puro charme! Conjugue os dois passeios e aproveite seu dia ao máximo! Dá uma olhadinha nesse post, e saiba como chegar e aproveitar seu dia no Castelo de Neuschwanstein e Fussen.
Salzburg

A cidade austríaca que faz fronteira com a Alemanha ficou famosa por ser a cidade natal de Mozart, e é encantadora! Acabei pulando pois meu tempo estava apertado, mas vai ficar na minha lista para próxima. Tente ir em dia de semana, pois aos finais de semana a cidade fica beeem cheia e o preço dos hotéis ficam menos camaradas!