Como ir ate a pedra furada

O melhor de Jericoacora – Ceará

Conhecida como ” O paraíso do Brasil”, Jericoacoara esbanja muito charme e oferece opções gastronômicas pra ninguém botar defeito!

Nenhum comentário

Conhecida como ” O paraíso do Brasil”, Jericoacoara esbanja muito charme e oferece opções gastronômicas pra ninguém botar defeito!

O que fazer em Jericoacoara - malas ao mundo
Jeri

Jeri – para os íntimos – é distrito do município de Jijoca de Jericoacoara, mas não é pertinho, então não se engane na hora de escolher a hospedagem!

Como chegar em Jericoacoara

igreja de pedras jericoacoara ceara
Igreja da Vila de Jericoacoara

Siimmm, Jeri tem aeroporto!! Há voos direto saindo de São Paulo (Gol), de Belo Horizonte (Azul) e de Fortaleza (Gol). E se você pesquisar direitinho, encontra bons valores de passagem sim! Eu mesma paguei menos de 200 reais, com taxas, no trecho SP x Jeri no mês de janeiro – não chego no Rio com esse valor rsrs!

Do aeroporto até a Vila são cerca de 50 minutos de carro, e quando alguém te disser que precisa ser 4×4, não duvide – veja porque nos destaques do instagram do Malas.

Não há estrada em boa parte do caminho, os carros passam pela areia da praia e depois atravessam pequenas dunas pra chegar à Vila. A charmosa Vila de Jeri não tem ruas calçadas, e por elas só circulam carros autorizados. Quem aluga carros pra chegar lá, ou vai de veículo particular, precisa deixa-lo no estacionamento que fica na entrada da Vila.

Pelos caminhos de areia é frequente vermos carros atolados, então se não tem experiência no assunto, pense duas vezes antes de se arriscar sozinho e perder seu dia – ou o seu carro se a maré subir nesse meio tempo!

Do aeroporto de Jericoacoara para a Vila

estacionamento e taxa de turismo jericoacoara
Entrada da Vila de Jericoacoara

No aeroporto você pode contratar transfer para Jeri de 4×4 exclusivo para o seu grupo, ou compartilhado, e também pode sair de lá de táxi. Mas é bem provável que o táxi não entrará na Vila, e você precisara pegar outro transporte para sua pousada: as famosas jardineiras (caminhonetes com bancos adaptados na carroceria que circulam na região).

jardineira transporte em jericoacoara
Jardineira – Jeri

Se você não quer correr o risco de chegar no aeroporto e perder tempo esperando um 4×4 pra te levar até sua pousada, pode fazer uma reserva com antecedência com uma das empresas locais de turismo. Foi exatamente o que eu fiz, e deu super certo!!

Antes de entrar na Vila você precisa parar pra pagar a taxa de turismo!! O comprovante será exigido pelo seu hotel, e na hora de deixar a Vila. Nosso hotel nos recomendou estar sempre com ele, já que a cada passeio você sai da Vila de Jericoacoara.

Se quiser, pode adiantar o pagamento online antes da viagem, assim evita possíveis filas.

Onde ficar na Vila de Jericoacoara

A Vila não é grande, mas você vai precisar fazer tudo a pé, então não fique muito afastado da praia. De dia não será fácil andar na areia com o sol do Ceará na cabeça, e à noite você poderá ter dificuldade pois não há iluminação pública, somente a luz das lojas, pousadas e residências. E acredite, isso só aumenta o charme!!

Agora a minha dica principal: ESCOLHA UM HOTEL COM PISCINA! Não quero te desanimar, mas a praia da Vila não é das melhores, se for ficar por lá mais dias, vai sentir muita falta de uma piscininha!

praia do centro Jericoacoara e duna por do sol
Praia no centro da Vila – Duna do Por do sol à esquerda

”Ah! Mas as praias de Jeri e região são muito famosas, não deve ser assim!” Siiim, são famosíssimas, e a fama se dá porque são perfeitas para o Kite Surf, estão entre as melhores do MUNDO, ou seja: tem muito vento!!

Deixe-me me explicar melhor. Na praia do centro da Vila não há tanto vento pra quem está na areia devido à posição geográfica, mas as águas são bem rasas e a areia não é fofinha e nem branquinha (sorry, mas não quero iludir ninguém, trabalho com sinceridade neste blog rsrs).

Malhada Jeri Surf Brasil
Praia da Malhada em Jericoacoara

Já a outra praia, Malhada, é o point dos surfistas, nem sempre o mar está para todos, e há pedras que demandam um cuidado maior. Fora da temporada de ventos você pode visitar outras praias.

NÃO DESANIME! O melhor de Jeri são as lagoas!!

Algumas boas opções de pousadas em Jeri:

Quanto tempo ficar em Jericoacoara

Dunas ceara brasil jericoacoara
Dunas em Jeri

Claro que depende do seu gosto, dos seus objetivos e do seu ritmo. Se está indo pelo Kite por exemplo, vai depender do quão fominha você é rsrs.

Mas, em resumo, as empresas de turismo oferecem dois passeios principais, um para o Leste e outro para o Oeste. Um dia para cada passeio, um dia pra aproveitar a Vila, e um dia pra repetir seu programa favorito é suficiente pra conhecer Jeri! Então, se tem dúvidas e não sabe se um feriado é suficiente para conhecer Jericoacoara, pode ir que dá sim!!

O único problema é que não vai dar tempo de experimentar todos os restaurantes maravilhosos rsrsrs !

Quando não ir para Jeri

De janeiro até julho é a temporada de chuvas, os piores meses são março, abril e maio. Então se puder escolher, fuja desses meses!

Como eu falei aqui, fui em janeiro, dia 1 pra ser precisa, e sim, peguei algumas chuvinhas fortes rs! Não atrapalhou, pelo contrário, foi bom pra amenizar o calor, eram pancadas de 10 a 20 minutos e depois o céu abria novamente com se nada tivesse acontecido rsrs.

Segundo os guias dos passeios que fiz, não é tão comum as chuvas começarem tão cedo…. O único ponto negativo é que não pude assistir a nenhum dos famosos pores do sol de Jeri!

Temporada de Kite Surf em Jeri

Para os kite surfistas, oficialmente a temporada de ventos vai de julho até janeiro, mas lembre-se: julho tem bastante chance de chuva ainda, e no período de janeiro que estive lá, não tinha quase vento nenhum! As escolinhas estavam desertas!

Onde comer em Jericoacoara

Tive três jantares na Vila (fiquei 4 dias e 3 noites), e as três escolhas que fiz, com base em algumas recomendações que recebi, foram perfeitas! Ufa! rs

Começarei pelos três restaurantes que pude conhecer e em seguida deixarei outros que me deixaram com o coração (ou o estômago) partido por não ter ido! rsrs

  • Restaurante Tamarindo

11 a cada 10 pessoas que vão para Jeri recomendam! rsrs Culinária internacional, com muitas opções de frutos do mar, pratos muito bem servidos, comida maravilhosa e ótimo atendimento!!

Pedimos uma entrada para dois antes dos pratos principais, e quase que não demos conta de toda a comida ( preço médio dos pratos individuais em 2020 R$70)

Pode ir usando suas Havaianas, pois pisará na areia o tempo todo!

  • A Casa Dela
Comida nordestina em Jeri - paçoca arroz de leite feijão de corda
Paçoca de carne de sol- Na Casa Dela

Comida nordestina de primeira – sou fã! Há várias opções de pratos para dois, escolhemos a paçoca de carne de sol: muito muito boa! Deu água na boca só de lembrar!

Pecou um pouco no atendimento, bem demorado, mas ainda assim, vale muito a visita.

  • Restaurante Serafim

Esse foi o favorito!! Tudo muito perfeito!! Peça o camarão na tapioca de entrada, uma delícia! Minha escolha foi um peixe no papelote de couve e um ceviche de manga, um dos melhores pratos da minha vida rsrs ( sou exagerada mesmo!!).

Os valores eram parecidos com o Tamarindo, talvez um pouquinho menores, mas vale cada centavo! Uma pena termos ido só na última noite, ou teríamos voltado com certeza!!

Outros restaurantes muito bem avaliados em Jeri são:

  • O restaurante do hotel Essenza (oferece menu degustação)
  • Restaurante da pousada Chili Beach (a pousada tem DJ todos os dias no sunset, aberto para não hóspedes, com uma vista maravilhosa para o mar)
  • Restaurante Éllo (até tentamos ir, mas a falta de educação que vimos com muitos clientes nos fez desistir, uma pena, o restaurante é um charme, e a comida nos foi muito bem recomendada!)

Dress Code Jeri: o que usar

centro da vila de Jericoacoara e praça
Praça de Jericoacoara

Separe as Havaianas (ou o chinelo que você quiser rsrs), esqueça os saltos, e não se preocupe, você estará como a maioria! Claro, o fato de usarem chinelo não significa que as pessoas não se arrumem, elas se arrumam sim!

Se preferir uma rasteirinha, escolha um modelo mais simples, sem muitas tiras, pois por toda parte você andará na areia, e pode acabar machucando os pés.

Improvisei uma bainha temporária com fita adesiva nas minhas pantalonas, e só usei havaianas! rsrs

O que fazer em Jericoacoara

Como falei anteriormente, são dois passeios principais em Jeri:

Passeio para o Leste: é o passeio que passa pelos lugares mais famosos! Cinturão de Dunas, Lagoa Azul, Buraco Azul, Praia do Preá, Árvore da Preguiça, tem o almoço e umas horinhas na Lagoa do Paraíso (onde está o famoso Alchymist Beach Club – entrada R$20), Pedra Furada e termina da Duna do Pôr do Sol.

Buraco Azul - Jericoacoara - Brasil
Buraco Azul – Jeri
Praia do Preá - kite surf - jericoacoara
Árvore da Preguiça – Praia do Preá
Lagoa do Paraíso- Beach Club em Jeri
Lagoa do Paraíso – melhor point de Jeri

A Duna do Pôr do Sol pode ser visitada a pé, fica no canto esquerdo da praia do centro, você não precisa contratar passeio para ir.

Para ir até a Pedra Furada você precisa de fôlego rsrs, recebi muitos comentários no instagram que diziam: a furada da Pedra Furada rsrs. Não achei furada, mas não achei porque gosto de caminhadas e trilhas, se atividade física não é a sua praia, você pode se decepcionar!

Como ir ate a pedra furada
Pedra Furada

Quando você contrata um passeio até lá, o carro vai te deixar a quase 2 km da Pedra! E o final da caminhada é uma descida bem íngreme, com muita areia e pedras soltas, e muito vento (a relatos de acidentes). A opção de vir via praia da Malhada é bem melhor.

Passei pelos dois caminhos, desembarquei do veículo e dispensei o motorista, avisei que voltaria pela praia. Achei o caminho pela praia mais fácil e mais bonito ( bem mais deserto também), não dá pra andar pela beira da água, pois em alguns pontos você encontrará pedras por onde não conseguirá passar, você precisa subir e seguir pelo alto. (Tem mais sobre esse caminho nos destaques do instagram)

Passeio para o Oeste: o passeio passa pela praia do Mangue Seco, atravessa 10 km de dunas (com ou sem emoção), com paradas para quem quiser se aventurar por tirolesas (pagas a parte), vai até a Lagoa de Tatajuba (onde você poderá almoçar) e vai ao ponto onde você pode contratar o passeio para ver cavalos-marinhos.

Balanços para foto mangue seco Ceara Brasil
Mangue Seco
Tatajuba- lagoas de jericoacora ceara
Lagoa de Tatajuba

Leve sempre dinheiro para os passeios para essas opções de paradas!

Como fazer os passeios em Jericoacoara

praia do prea - buggy no nordeste - fusca
Praia do Preá – Ceará

A forma mais barata de fazer os passeios são as Jardineiras. O ponto negativo é que será um passeio em grupos de aproximadamente 10 pessoas, logo, você não terá autonomia pra decidir não parar em um lugar ou ficar mais tempo em outro, por exemplo.

Toyota forte areia dunas jericoacoara
Dunas em Jeri

As outras opções são os buggys (privativos ou compartilhados), a opção mais divertida, caminhonetes Hilux (privativas ou compartilhadas), e as RAV4 (privativas ou compartilhadas), opções mais confortáveis que podem ser melhores para pessoas mais velhas, ou famílias com crianças pequenas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s